Para que o oponente tivesse uma margem de erro, fiz o código deste jeito. Essa solução está correta?
Trecho do código com a dificuldade para a raquete do oponente:
function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeYOponente = ((eixoY - 8) - yRaqueteOponente - 82) / 2; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
Código completo:
//desenho da bolinha
let eixoX = 300;
let eixoY = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeEixoX = 6;
let velocidadeEixoY = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
// variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velociddadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let colidiu = false;
//sons do jogo
let trilha;
let ponto;
let raquetada;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
desenhaBolinha();
movimentaBolinha();
colisaoBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoComRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
mostraPlacar();
marcaPonto();
}
function desenhaBolinha() {
circle(eixoX, eixoY, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
eixoX += velocidadeEixoX;
eixoY += velocidadeEixoY;
}
function colisaoBolinha() {
if (eixoX + raio > width || eixoX < 0) {
velocidadeEixoX *= -1;
}
if (eixoY + raio > height || eixoY - raio < 0) {
velocidadeEixoY *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = ((eixoY - 8) - yRaqueteOponente - 82) / 2;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function verificaColisaoComRaquete() {
if (eixoX - raio < xRaquete + comprimentoRaquete &&
eixoY - raio < yRaquete + alturaRaquete &&
eixoY + raio > yRaquete) {
velocidadeEixoX *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu =
collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete,
alturaRaquete, eixoX, eixoY, raio);
if (colidiu) {
velocidadeEixoX *= -1;
raquetada.play();
}
}
function mostraPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(75, 0, 130));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(75, 0, 130));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (eixoX > 592) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (eixoX < -1) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}