Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Uma discussão: Teremos uma desaceleração no desenvolvimento das tecnologias?

Gostei bastante do Texto do Uol, e queria explorar/enender mais sobre por aqui. Segundo o artigo "O que é a Lei de Moore e por que você deve se preocupar com o fim dela... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/01/29/o-que-e-a-lei-de-moore-e-porque-voce-deve-se-preocupar-com-o-fim-dela.htm?cmpid=copiaecola", dá a entender que não há um avanço ao longo dos anos como no passado. Queria saber de alguem com mais entendimento na área de tecnologia q eu (professores, tutores ou mesmo alounos) se, há mais chances de termos uma desaceleração no desenvolvimento das tecnologias nos proximos anos, por causa do possível fim da Lei de Moore? Ou já há novas maneiras de produzir processadores ou de pensar computadores, de forma que os avanços possam ser retomados (como itado no texto)?

Caso eu esteja falando besteira, me corrijam por favor. Agradeço se me indicassem mais leitura sobre o assunto.

2 respostas
solução!

Olá Evanio! Tudo bem?

Muito interessante o tema e com certeza vale a pena entender melhor!

A lei de Moore "prevê" que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100% (dobrar), pelo mesmo custo, a cada dois anos...

Quando paramos para analisar melhor o que essa observação nos diz, percebemos que ela constata que o avanço computacional estaria muito ligado ao número de transistores que conseguimos colocar num processador... então quanto mais transistores, maior a nossa capacidade computacional, certo?

Seguindo essa linha de raciocínio, é inevitável que vamos chegar a um momento em que teremos diminuído tanto o tamanho desses transistores (para que pudéssemos produzir chips com o maior número deles possível), que não conseguiremos mais reduzir esse tamanho. Ou seja, é inevitável que cheguemos ao ponto em que o tamanho desses transistores é o menor possível, e que não conseguimos mais dobrar o número deles numa próxima geração de processadores. É disso que se trata o fim da Lei de Moore.

Então podemos pensar que devido esse limite (tamanho dos transistores) que num futuro próximo será atingido em algum momento, a nossa tecnologia e poder computacional irão simplesmente parar no tempo? Será que as inovações irão perder todo o ritmo?

Notou como toquei mais de uma vez no assunto "diminuição dos transistores chegando a um limite"?

Pois é... Se o nosso avanço na tecnologia depender apenas do número de transistores que conseguimos pôr em nossos chips (processadores), realmente, o fim da lei de Moore seria assustador... Sorte a nossa que não somos limitados a isso!

• Em anos recentes, as maiores fabricantes de processadores têm cada vez mais investido na eficiência energética, velocidade de processamento, dissipação de calor e na troca de materiais utilizados na confecção dos chips. Essas ações não são insignificantes... isso nos demonstra como podemos utilizar da melhor forma possível a tecnologia, e trouxe uma melhora de desempenho excelente, mesmo sem contar diretamente com o aumento do número de transistores desses chips.

• Além disso, existem pesquisas em andamento, a respeito de materiais que poderiam substituir o silício que atualmente é utilizado na fabricação desses chips. Alguns desses possíveis substitutos apresentam uma enorme melhora em relação aos chips de silício, com maior velocidade de processamento e melhor dissipação de calor.

• Vale lembrar também que os computadores quânticos seguem sendo pesquisados e desenvolvidos... mesmo que essa tecnologia esteja longe de ser utilizada no nosso dia a dia, é uma ótima notícia que nos mostra que a tecnologia seguirá avançando, mudando a abordagem como criamos nossos processadores, mas sempre seguindo adiante... com maior velocidade, capacidade de processamento e melhor uso energético.

Vou deixar como recomendação um vídeo muito legal do canal Ciência todo dia, que fala exatamente sobre o fim da lei de Moore. Ele me ajudou bastante nessa explicação que elaborei aqui!

Ciência todo dia: O que vai acontecer no "Fim" da lei de Moore?

Espero ter contribuído com a discussão! Acho muito legal o assunto!

Sempre que tiver discussões legais que enriquecem a comunidade, compartilha com a gente!

Olá Guilherme! Estou bem, melhor ainda depois ler sua resposta e o vídeo. Espero que esteja bem.

Sua explicação em conjunto com o vídeo me ajudou bastante a esclacer sobre o tema. O que me fez levar a outro tipo de pensamento. De que estamos/estaremos (talvez) fazendo parte de uma no era da tecnologia, talvez com novos materiais pra fabricação de processadores, entre outras coisas.

Muito obrigado pela explicação, com certeza contribuiu demais pra discussão. E o vídeo é fantástico, Adoro o Pedro Loos.

Abraços!