1
resposta

´Tudo na base de ciclos

O ciclo de vida de um produto é exemplificado por 4 grandes fases. Devemos lembrar que dentro de cada fase, existe sub etapas de ações e atividades. As quatro fases mencionadas logo a seguir, são representadas de forma macro dentro de uma empresa.

  1. Introdução: O produto está em seus primeiros passos no mercado, conquistando aos poucos o nicho planejado. É neste momento que os Early Adopter são de grande importância para o engajamento inicial, desde compartilhamento de experiências, primeiras reações, indicações e propagação da marca.

  2. Crescimento: Ou comumente conhecido como estágio de growth do produto. É aqui que a empresa está buscando pelo menos o seu breakeven, é o estágio de aceleramento de impacto no mercado e o início da balança financeira entre lucro e custo. Dependendo da necessidade do nicho consumido, a escalada inicial pode ser avassaladora ou um grande fracasso. Fase perfeita para alinhamentos do produto e pivotar novas frentes caso necessário.

  3. Maturidade: É quando o produto chega no auge e se mantém por tempo indeterminado, podendo se estabelecer por décadas a depender do cenário tecnológico perante a solução/demanda do produto. Momento de grande valor para agregar novas features, estudar atualizações e até criar spin-offs para expansão.

  4. Declínio: Momento onde o produto perde a força no mercado e precisa urgentemente de uma atualização focada na nova demanda de mercado, rebranding da marca, pivotagens e uma forte ativação no setor de discovery de novos produtos.

Obs: O estudo de novos mercados não pode ser ativado apenas em estado de declínio. é necessário um trabalho contínuo de pesquisas e desenvolvimento, prevendo possível queda e uma preparação efetiva para tal.

1 resposta

Oi Paulo,

A gestão de produto é uma jornada complexa, pois envolve diversas etapas e sub etapas ao longo das quatro fases mencionadas.

É importante levar em consideração que as condições do mercado podem mudar rapidamente e, portanto, os gestores de produto devem estar prontos para atualizações e adaptações para manter o produto relevante. Além disso, é importante realizar pesquisas contínuas para identificar possíveis mudanças no mercado e novas demandas para o produto.

Abcs e bons estudos!