1
resposta

Percebi que opero constantemente em modo computacional no meu trabalho, mas ainda não tinha parado pra assimilar isso por não estar imersa no mundo da programação. Cada protocolo que sigo na bancada é, na verdade, um algoritmo físico. Se eu não decompor o processo e entender os padrões de reação, o material final não atinge o objetivo. Essa lógica de organização é tipo um mimetismo: a gente observa como a natureza resolve problemas e tenta traduzir isso em passos lógicos.
O meu grande 'estalo' foi notar que o pensamento computacional não é uma habilidade nova que estou adquirindo do zero, mas uma forma de organizar e dar nome a processos que já realizava para otimizar o meu trabalho. É incrível perceber que várias coisas no meu dia a dia, no fundo, falam a mesma língua.

1 resposta

Oii, Luísa! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar.

Sua reflexão sobre o software invisível foi direto no ponto ao identificar como a tecnologia se integra de um jeito tão natural que a gente nem percebe mais que ela tá lá, né? Você mandou muito bem ao citar o exemplo dos algoritmos de recomendação e como eles operam "nos bastidores" pra moldar nossa experiência sem que a gente precise dar um comando direto. É essa transparência que define o conceito que estudamos na aula.

Dá pra aprofundar esse pensamento refletindo sobre o impacto disso na acessibilidade. Quando o software fica invisível, ele precisa ser tão intuitivo que qualquer pessoa consiga usar sem esforço. Já pensou em como interfaces de voz, como as assistentes virtuais, levam esse conceito ao limite ao eliminar quase toda a barreira visual entre a pessoa e o sistema?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!