4
respostas

O Pensamento computacional vai além da tecnologia

Compreender que o pensamento computacional se aplica também na nossa vida cotidiana e não apenas no universo dos computadores é de certa forma intrigante, ao mesmo tempo que desperta o interesse para se conhecer mais sobre esse tema. Não posso negar que fico entusiasmado em descobrir, nas minhas rotinas diárias e semanal, como estou aplicando o pensamento computacional para dividir minhas demandas em partes menores e mais gerenciáveis para facilitar a compreensão sobre essas partes e resolver o problema maior da melhor forma.

Um programa de computador é desenvolvido considerando primariamente o pensamento computacional implementado pelos vários times envolvidos na criação do software, como: divisão do problema em partes menores, reconhecimento de padrões, abstração de elementos essenciais para a solução e por fim o desenvolvimento de um passo a passo (algoritmo) para definir a solução como algo tangível e praticável com eficácia. Perceber que esse roteiro sempre esteve presente no dia a dia das pessoas pode até fazer que a realização das nossas tarefas seja algo mais simples de entender e mensurar os resultados, já que partindo do pressuposto de que tarefas menores são mais gerenciáveis e mais fáceis de resolver, ao decompor um problema (tarefa) fica mais fácil visualizar o resultado final quando a demanda geral for concluída.

Essa visão também é uma aplicação do pensamento computacional nas demandas (tarefas) no dia a dia das pessoas, seja em casa ou no trabalho. Com isso, a decomposição do problema, assim como, a abstração quando decidimos quais os melhores recursos que serão utilizados para aplicar na solução de uma tarefa, por exemplo, uma faxina em casa, uma viagem; e como será o passo a passo para sua realização é uma das formas de aplicar o mesmo protocolo utilizado no desenvolvimento de software, só que aqui referindo-se às tarefas do nosso dia a dia.

4 respostas

Oi, Aristóteles! Como vai?

Adorei sua análise, principalmente quando você conecta a decomposição e a abstração com tarefas do dia a dia, como organizar uma faxina ou planejar uma viagem. Isso mostra uma compreensão sólida de como o pensamento computacional não fica restrito ao código, mas orienta decisões práticas e melhora a clareza na resolução de problemas.

Siga explorando esse olhar no cotidiano, isso fortalece muito sua lógica.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

O pensamento computacional está no meu dia a dia. Uso essa lógica para planejar o melhor trajeto para o trabalho ou para casa, organizar meu tempo de estudo ou até para dividir as tarefas domésticas com a família. Sempre que quebro um problema em partes menores ou identifico padrões para otimizar meu tempo, estou aplicando essa abordagem. É uma forma direta e prática de organizar a rotina e resolver qualquer situação cotidiana com mais clareza.

Concordo completamente, o pensamento computacional nós ajuda a abordar e análisar melhor os problemas, proporcionando e desenvolvendo soluções praticas para o problema, geralmente dividindo em tarefas menores ou até mesmo soluções rápidas para problemas, é possivel utilizar o mesmo para o "jogo da vida".

Concordo plenamente com as reflexões de que a forma de se pensar computacionalmente pode estar presente de forma constante em nosso cotidiano, mesmo sem percebermos diretamente. Podemos considerar no campo profissional as típicas rotinas corporativas e de organização de processos industriais como exemplos de pensamento computacional:

1. Costuma-se dividir um processo produtivo ou objetivo final de um projeto complexo em partes menores para, através do devido acompanhamento de indicadores e direcionamento de recursos, ter-se um melhor gerenciamento de cada etapa e garantir sua conclusão para que componham o resultado final como um todo, (etapa de "decomposição").
  2. Nesse processo normalmente observa-se ou discute-se os padrões típicos operacionais (etapa de identificação de padrões).
  3. Extrai-se aquilo que é mais relevante para atingimento do objetivo (etapa de abstração).
  4. A estruturação de regras para condução das atividades que se segue, seja através de um procedimento operacional ou rituais de acompanhamento das tarefas, definem a melhor ordem e forma de se executar as ações (etapa de sequenciamento).
  5. Muitas vezes esses procedimentos ou rituais podem ser reutilizados em outros processos e/ou projetos (etapa de generalização).

Algumas metodologias e práticas típicas podem ser relacionadas ao pensamento computacional por conta dos elementos que compõem suas etapas: Ágil e PDCA (decomposição), Lean, 6 Sigma (identificação de padrões), Design Thinking (abstração), Scrum e definição de Procedimentos Padrão (sequenciamento), e a própria reaplicação dessas metodologias em situações semelhantes pode ser interpretada como generalização.