2
respostas

Toda vez é necessário executar o comando terraform init?

É possível utilizar o terraform executando o terraform init apenas uma vez?

Percebi que ao utilizar esse comando sempre é criada mesma estrutura de pastas e arquivos dentro da pasta .terraform. Verifiquei que ela tem um tamanho de cerca de 350mb, não sei o quanto é viável sempre ficar iniciando o terraform.

2 respostas

Olá, Henrique!

Entendo suas preocupações com o comando terraform init. Basicamente, o comando terraform init é usado para inicializar um diretório de trabalho contendo arquivos de configuração do Terraform. Isso inclui a preparação de vários back-ends locais, bem como a instalação de plugins de provedor.

A boa notícia é que, em geral, você só precisa executar terraform init uma vez para cada novo projeto. No entanto, existem algumas situações em que pode ser necessário executá-lo novamente, como:

  1. Quando você adiciona ou remove arquivos de configuração do Terraform no seu diretório.
  2. Quando você adiciona ou altera módulos que seu projeto está usando.
  3. Quando você atualiza a versão do Terraform.

Em relação ao tamanho da pasta .terraform, isso se deve ao fato de que o Terraform baixa os plugins dos provedores que você está usando (AWS, Google Cloud, etc.) e os armazena nesta pasta.

Se o tamanho for uma preocupação, você pode considerar adicionar .terraform ao seu arquivo .gitignore para evitar que ele seja enviado para o seu repositório Git. Além disso, você pode excluir a pasta .terraform e executar terraform init novamente quando precisar.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Renan, obrigado pelo retorno.

Fiquei com uma dúvida em relação ao download dos plugins e a execução do terraform, não há como direcionar a execução para um plugin já baixado? Por exemplo, em projetos que vou utilizar um provedor que já baixado anteriormente?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software