Onde posso ler mais sobre a forma que determinaram que o meu argumento seria um array? No código ficou assim:
function nome_funcao(parametros): array
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Onde posso ler mais sobre a forma que determinaram que o meu argumento seria um array? No código ficou assim:
function nome_funcao(parametros): array
Nesse trechinho de código, na verdade, você está indicando que a função retornará um array. Em PHP, para indicarmos os tipos dos argumentos, fazemos assim:
function nome_funcao(string parametro_um, int parametro_dois, array parametro_tres, ...) {
// ...
}
Acredito que as nomenclaturas dos tipos variam também, de acordo com a versão do PHP. Houve um caso na empresa onde eu trabalho onde um argumento anotado como int recebeu um valor do tipo integer em um servidor rodando PHP 5.6 e disparou um aviso pra gente.
No seu exemplo você usou array parametro_tres, dentro dos parênteses Porque na Aula é usado fora dos parênteses?
Como eu comentei, a notação fora dos parênteses ilustra que a função vai retornar um array ao final de sua execução.
Podemos ver isso em um exemplo de função que some dois números:
function somarValores(int valorUm, int valorDois): int
{
$soma = $valorUm + $valorDois;
return $soma;
}
Aqui, estamos indicando para o PHP que os parâmetro valorUm e valorDois vão ser do tipo int, como indicado logo antes de cada um deles, e que a função somarValores() deve retornar um valor do tipo int também, como inidcado após os dois pontos. Na hora de executarmos este código, se o valor retornado for algo diferente de um int (1.25, por exemplo), o PHP acusará o erro e dessa forma fica mais fácil de revisarmos a nossa lógica para ver o que não está correto.
Fala, Anderson. Não entendi bem sua dúvida, mas falo sobre tipos de argumentos no segundo curso de PHP:
https://cursos.alura.com.br/course/php-arrays-strings-funcoes/task/55524