Onde posso ler mais sobre a forma que determinaram que o meu argumento seria um array? No código ficou assim:
function nome_funcao(parametros): array
Onde posso ler mais sobre a forma que determinaram que o meu argumento seria um array? No código ficou assim:
function nome_funcao(parametros): array
Nesse trechinho de código, na verdade, você está indicando que a função retornará um array. Em PHP, para indicarmos os tipos dos argumentos, fazemos assim:
function nome_funcao(string parametro_um, int parametro_dois, array parametro_tres, ...) {
// ...
}
Acredito que as nomenclaturas dos tipos variam também, de acordo com a versão do PHP. Houve um caso na empresa onde eu trabalho onde um argumento anotado como int
recebeu um valor do tipo integer
em um servidor rodando PHP 5.6 e disparou um aviso pra gente.
No seu exemplo você usou array parametro_tres, dentro dos parênteses Porque na Aula é usado fora dos parênteses?
Como eu comentei, a notação fora dos parênteses ilustra que a função vai retornar um array ao final de sua execução.
Podemos ver isso em um exemplo de função que some dois números:
function somarValores(int valorUm, int valorDois): int
{
$soma = $valorUm + $valorDois;
return $soma;
}
Aqui, estamos indicando para o PHP que os parâmetro valorUm e valorDois vão ser do tipo int
, como indicado logo antes de cada um deles, e que a função somarValores()
deve retornar um valor do tipo int
também, como inidcado após os dois pontos. Na hora de executarmos este código, se o valor retornado for algo diferente de um int
(1.25, por exemplo), o PHP acusará o erro e dessa forma fica mais fácil de revisarmos a nossa lógica para ver o que não está correto.
Fala, Anderson. Não entendi bem sua dúvida, mas falo sobre tipos de argumentos no segundo curso de PHP:
https://cursos.alura.com.br/course/php-arrays-strings-funcoes/task/55524