Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

TDD deve ser focado mais em regras de negócio?

Até o momento o curso tem focado em criar testes para "models" e "services", devemos fazer o mesmo para qualquer método ou função do projeto inteiro ou isso seria um exagero?

Por exemplo nessa aula foi criado um método auxiliar "quantidadeLancesPorUsuario" e ele não foi testado, também temos getters e setters, deveriamos criar testes para esse tipo de caso? Me parece um exagero testar tudo, e somente as funções centrais relacionadas as regras de negócio deveriam.

Um outro exemplo, vamos supor que eu tenha um arquivo com funções auxiliares para formatar valor de um cep, cpf, celular..., deveria criar testes para essas funções?

1 resposta
solução!

Fábio, tudo bom?

Como eu sempre digo, tudo é muita coisa. Mas você tem que ter bom senso para usar essa regra.

A cobertura de teste de código deve ser suficiente para evitar os problemas relativos a quebras. Toda regra de negócio deve ser testada, por mais simples que seja para garantir o bom funcionamento do sistema. Mesmo que sejam simples getters e setters. Se eles forem um simples return, niguém vai te bater se não o fizer, isso vida prática. Mas mais do que isso já deveria ser pensado.

Por exemplo, não vou fazer o teste da formatação de CPF pq é muito simples. OK! Mas e se mudar a regra, vc garante? Bom senso.