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Suporte técnico como processo

Considerando uma empresa fabricante de software, a qual vende um determinado ERP e dá suporte aos clientes/usuários referente ao mesmo, pode-se considerar o suporte técnico a esse ERP (ou demais sistemas) como um processo de gerenciamento de serviços? Visto que, entendo que a empresa seria uma provedora de serviços externos e que a função que se enquadraria pela ITIL seria Gerenciamento de Aplicativos. A partir deste cenário, também questiono: é possível implantar as boas práticas da ITIL ou até mesmo medir a qualidade do processo "suporte técnico a sistemas" com as mesmas?

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Certamente, Laís.

Você pode e deve estruturar este conjunto de processos que irão suportar o serviço a partir da perspectiva dada pela ITIL.

Aliás, você pode montar toda operação de suporte com base nos processos que vamos ver aqui neste curso.

Eu diria que você deve considerar aí o ERP como serviço e selecionar, então, os processos apresentados no curso para embasar a estruturação operacional de suporte a este serviço.

Um abraço e sucesso,

FA