4
respostas

[Sugestão] Onde testar os códigos dos Desafios

Já encontrei algumas pessoas perguntando onde e como testar os códigos dos desafios das aulas de Lógica de Programação. Geralmente eu testava no Console do navegador, mas na aula de hoje foi indicado o site W3schools para pesquisar sobre JS, treinar com exercícios do site e outras coisas. Só que esse site em uma coisa chamada spaces que é, basicamente, um lugar pra você testar códigos. Dá pra montar uma página em branco com a parte de CSS e HTML (que eu não sei fazer) pronta...

4 respostas

Olá, Felipe.

Tudo bem?

Que bom que você está explorando diferentes formas de testar seus códigos! Realmente, o W3Schools Spaces é uma ótima ferramenta para isso, especialmente se você está começando e quer um ambiente simples para testar HTML, CSS e JavaScript. Muito legal a sua sugestão.

Além do console do navegador e do W3Schools Spaces, outro site(ferramenta) que eu gosto bastante e acho até mais prático que o W3Schools, é o CodePen (https://codepen.io/): Outra excelente ferramenta para testar e compartilhar pequenos projetos de front-end de forma online. É bastante utilizado pela comunidade de desenvolvedores.

Muito obrigado por compartilhar essa sugestão aqui com a gente, tenho certeza que vai ajudar outros estudantes.

Espero ter acrescentado em algo. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Obrigado pelas dicas!

Não consegui encontrar no CodePen com rodar (run) o programa, as vezes ele executava do nada e não consegui ver como rodar novamente. Então usei um outro site só para JavaScript que é o Playcode.io com este ficou mais fácil ...

Espero ter ajudado!

Oii Wanderley.

O seu CodePen provavelmente está no modo automático, ou seja, ele faz o "run" sempre que você altera o código, porém isso não é bom, por exemplo se você colocar um loop no projeto, algo como o 'while' ou 'for' pode gerar um loop infinito e não sai porque ele fica rodando o projeto.

O CodePen ás vezes vem com essa configuração padrão, mas conseguimos alterar e desligar esse comportamento, indo em: Settings depois em Behavior então desligamos o Auto-Updating Preview, conforme a imagem a seguir:

Tela de um projeto no CodePen, destacando as configurações do projeto, desligando o recarregamento automático

Assim o botão "Run" deve aparecer e só rodar quando você clicar.

Obrigado! Era isto mesmo!