Vou abordar um texto falando mais sobre isso, que eu realmente pensei que 1 servidor fazia tudo, e pode ser dúvida de outras pessoas
Vou abordar um texto falando mais sobre isso, que eu realmente pensei que 1 servidor fazia tudo, e pode ser dúvida de outras pessoas
Quando você acessa uma página da web, geralmente há uma divisão de responsabilidades entre o servidor front-end e o servidor back-end.
O servidor front-end é responsável por fornecer o conteúdo visual e interativo que é exibido no navegador do usuário. Ele lida com a apresentação da interface do usuário, o layout, o estilo (CSS) e a interatividade (JavaScript). O código do front-end é executado no navegador do cliente.
O servidor back-end, por outro lado, é responsável por processar a lógica do aplicativo, realizar operações no banco de dados, gerenciar a autenticação do usuário, lidar com a segurança e fornecer dados para o front-end. Ele pode ser desenvolvido em uma variedade de linguagens de programação, como Java, Python, Ruby, PHP, entre outras.
Em uma arquitetura tradicional, o navegador envia solicitações HTTP para o servidor back-end, que processa essas solicitações e retorna as respostas correspondentes. O servidor back-end pode fornecer APIs (Application Programming Interfaces) que o front-end consome para obter dados e interagir com o sistema.
Portanto, em muitos casos, há uma separação clara entre o servidor front-end e o servidor back-end, cada um com sua própria função específica. No entanto, também é possível ter uma arquitetura em que um único servidor desempenhe ambos os papéis, fornecendo tanto o conteúdo do front-end quanto as funcionalidades do back-end. Essa abordagem é comum em aplicativos menores ou quando não há necessidade de uma divisão complexa entre front-end e back-end.
Em resumo, a arquitetura de uma aplicação web pode variar, mas geralmente envolve um servidor front-end responsável pela interface do usuário e um servidor back-end responsável pela lógica do aplicativo e gerenciamento de dados. A divisão de responsabilidades pode ocorrer em servidores distintos ou em um único servidor, dependendo das necessidades e complexidade da aplicação.
Oi Felipe! Tudo bem por aí?
Quero agradecer imensamente por compartilhar sua sugestão conosco. Tenho certeza de que será útil para outras pessoas que possam encontrar dificuldades semelhantes.
Um abraço.