Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Enviesamento do instrutor

Tenho percebido durante as aulas que o instrutor possui a tendência de sobrevalorizar a abordagem adaptativa e subvalorizar a abordagem preditiva, como se houvesse uma superioridade das práticas e metodologias da primeira sobre a última. O instrutor usa adjetivos que minimizam a abordagem preditiva, como por exemplo "simples" e adjetivos que enaltecem a abordagem adaptativa como por exemplo "complexo".

No entanto, na prática do gerenciamento de projeto isso não existe. O que existe são projetos onde uma é mais indicada ou adequada que a outra.

Mais uma vez trago o exemplo da construção civil (minha área de atuação e expertise), nas quais os projetos envolvem escopos enormes, como uma linha de metrô operacional, por exemplo, com emprego intensiva de mão obra, não sendo raras as obras que empregam dezenas de milhares de trabalhadores, com contextos de incertezas elevadas e stakeholders com as necessidades mais diversas possível!

Nesse tipo de projeto a metodologia ágil, em sua forma pura, é impossível, pela própria natureza do projeto. No entanto, isso não significa que construir um metrô seja simples, como o instrutor faz parecer. Controlar o escopo, o cronograma e os recursos de uma projeto dessa monta são desafios para equipes inteiras, super qualificadas!

Sugiro que o curso seja revisto e que o instrutor conheça, reconheça e se qualifique em outras categorias de projetos. Dúvido que fazer um "joguinho" seja mais complexo que construir uma usina nuclear!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem, Leonardo?

Agradecemos demais o seu feedback detalhado sobre a abordagem das metodologias neste curso. Vamos analisar internamente o material do curso e a comunicação utilizada pelo instrutor para garantir que a mensagem transmitida seja de adequação situacional.

Muito obrigado por contribuir, a Alura preza muito por essa interação.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!