A minha questão não é uma dúvida... ela está mais para uma errata. Espero poder contribuir um pouco aqui com a minha experiência.
O instrutor do curso quanto a fala da definição de projetos de construção civil como complicados e não como complexos, acredito não estar totalmente ciente dos métodos e desafios de algun tipos de estrutura.
Entendo o ponto colocado e sim, muitas, senão a maioria das estruturas de construção civil são complicadas e podem ser entendidas dentro desse contexto. No entanto, algumas outras, como as obras de escavação, se enquadram melhor no contexto de projetos complexos. Uma obra de escavação de um túnel pelo método NATM (New Austriac Tunneling Method) é realizada sem o total conhecimento do escopo, pois não há como ter mapeado com 100% de precisão toda a geologia do maciço que se irá escavar. A metologia é, por definição, iterativa, na qual a partir de medições e observações do comportamento do túnel e do maciço, a técnica de escação é ajustada, podendo ser adicionados ou retirados tratamentos, reforços e meios de controle de água, entre outros.
Dessa forma, o projeto (escopo) é ajustado conforme novas informações são adicionadas ao contexto, de forma a torná-lo cada vez menos complexo até que seja "somente" complicado.