Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Projetos de construção civil podem ser complexos

A minha questão não é uma dúvida... ela está mais para uma errata. Espero poder contribuir um pouco aqui com a minha experiência.

O instrutor do curso quanto a fala da definição de projetos de construção civil como complicados e não como complexos, acredito não estar totalmente ciente dos métodos e desafios de algun tipos de estrutura.

Entendo o ponto colocado e sim, muitas, senão a maioria das estruturas de construção civil são complicadas e podem ser entendidas dentro desse contexto. No entanto, algumas outras, como as obras de escavação, se enquadram melhor no contexto de projetos complexos. Uma obra de escavação de um túnel pelo método NATM (New Austriac Tunneling Method) é realizada sem o total conhecimento do escopo, pois não há como ter mapeado com 100% de precisão toda a geologia do maciço que se irá escavar. A metologia é, por definição, iterativa, na qual a partir de medições e observações do comportamento do túnel e do maciço, a técnica de escação é ajustada, podendo ser adicionados ou retirados tratamentos, reforços e meios de controle de água, entre outros.

Dessa forma, o projeto (escopo) é ajustado conforme novas informações são adicionadas ao contexto, de forma a torná-lo cada vez menos complexo até que seja "somente" complicado.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, Leonardo, tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua experiência e suas observações sobre a complexidade dos projetos de construção civil. Você trouxe um ponto muito relevante ao destacar como esses projetos podem se enquadrar em contextos complexos devido à natureza iterativa e à necessidade de ajustes constantes conforme surgem novas informações.

Obrigada pelo feedback e pela contribuição à discussão no fórum, esse tipo de troca é essencial para o aprimoramento do curso.

Qualquer dúvida que surgir, é só compartilhar no fórum. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!