Neste tópico, exploraremos conceitos que aprofundarão a compreensão do conceito de mindset.
O mindset, em sua essência, é um conjunto de crenças. Essas crenças são fortalecidas pelas nossas ações e escolhas.
Por exemplo, uma pessoa não chega à "conclusão" de que não consegue aprender matemática devido a experiências isoladas, mas sim porque, ao longo de um período considerável (frequentemente anos), uma série de experiências, tanto pequenas como grandes, fortaleceram essa crença.
O aspecto intrigante, ou desafiador, dessa dinâmica é que, quando operamos no piloto automático, essas experiências tendem a desencadear outras semelhantes, criando assim um ciclo vicioso.
Em resumo, se cultivamos bons hábitos, colheremos mais experiências que reforçam comportamentos positivos, o que também vale para hábitos prejudiciais (comumente chamados de vícios).
A grande notícia é que temos o poder consciente de criar experiências e moldar nossos próprios hábitos. Não estamos condenados a repetir as mesmas ações ao longo de toda a nossa vida.
Agora, consideremos um exemplo: Lembra da aula em que discutimos sobre a "Zona de Aprendizado"? Lembra de como o aprendizado não ocorre quando estamos na zona de conforto, e que desafios e novos problemas são fundamentais para o crescimento?
Se, ao enfrentar desafios, você pensar "Isso significa que estou aprendendo e me desenvolvendo", gradualmente reforçará a ideia de que os desafios são oportunidades positivas. Isso, por sua vez, tornará você mais receptivo a novos desafios e, consequentemente, propenso a aprender cada vez mais.
Mudar a perspectiva, se recompensar por isso e repetir o comportamento é a base para criar hábitos e reforçar crenças.