Olá, Lázaro! Como vai?
Você tocou em um ponto muito importante sobre a dopamina e como ela pode ser influenciada por recompensas constantes e fáceis de alcançar. É verdade que essas "recompensas rápidas", como navegar nas redes sociais ou assistir a vídeos curtos, podem causar picos de dopamina, o que pode levar a uma sensação de satisfação imediata e, consequentemente, à procrastinação.
No entanto, o conceito de recompensa mencionado na aula é um pouco diferente. A ideia é associar tarefas que precisamos realizar, mas que podem ser um pouco desafiadoras ou tediosas, a uma recompensa que nos motive a completá-las. Por exemplo, se você tem uma tarefa difícil para concluir, pode se recompensar com um pequeno intervalo para fazer algo que goste depois de concluí-la.
O importante aqui é escolher recompensas que sejam significativas para você e que não contribuam para a procrastinação. Pode ser algo como ler um capítulo de um livro que você gosta, fazer uma pausa para um café, ouvir sua música favorita, etc. O objetivo é tornar a tarefa mais agradável e motivadora, sem cair na armadilha de recompensas rápidas e distrativas que podem levar à procrastinação.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se esta resposta te ajudou, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.