0
respostas

Olá, tudo bem?
Uma coisa que sinto falta, não apenas nos cursos aqui na Alura, mas em qualquer outra plataforma em que já estudei Python, é uma melhor explicação sobre como chegar naqueles códigos, como descobrir exatamente o que preciso escrever para que as coisas funcionem como esperado.

Por exemplo, nesta aula o professor colou todo esse código:

# Importações básicas
import os

# loader de documentos PDF
from langchain_community.document_loaders import PyPDFLoader

# Divisão de texto em blocos
from langchain_text_splitters import RecursiveCharacterTextSplitter

# Embeddings
from langchain_openai import OpenAIEmbeddings

# Banco vetorial
from langchain_community.vectorstores import Chroma

# LLM
from langchain_openai import ChatOpenAI

# Cadeia RAG
from langchain.chains import RetrievalQA

Mas onde eu encontro eles? Se eu precisar fazer alguma modificação, como trocar o modelo de IA da OpenAI para outro, como vou saber o que escrever pra exportar de forma correta?
Sei que é necessário ler a documentação das ferramentas, mas os cursos no geral nunca mostram como chegar nesses detalhes. Sempre parece que o professor "só sabe" e que a gente só precisa copiar e colar pra fazer as coisas funcionarem.

Seria interessante os cursos tentarem explorar mais as documentações, já que elas não são tão fáceis assim de ler e entender, e também mostrar como as pessoas podem ser mais autônomas na hora de programar ao invés de apenas copiar o código sem entender o que está por trás.

Inclusive já procurei cursos ou artigos sobre "como ler documentações" ou "como encontrar o que preciso dentro de uma documentação" e nunca encontrei nada do tipo, sendo que é um passo essencial para todo programador.