4
respostas

erro no código do projeto 1: from langchain.chains import RetrievalQA

A message do erro é:
Import "langchain.chains" could not be resolved

4 respostas

Olá Margarita! Tudo bem?

Esse erro geralmente ocorre quando o Python não consegue encontrar o módulo ou pacote que você está tentando importar:

1. Verifique a instalação do LangChain: Certifique-se de que você instalou corretamente o LangChain no seu ambiente. Você pode fazer isso usando o pip. Execute o seguinte comando no terminal ou prompt de comando:

pip install langchain

2. Ambiente virtual: Se você estiver usando um ambiente virtual, verifique se ele está ativado. Às vezes, o erro acontece porque o ambiente virtual correto não está ativo. No terminal, você pode ativar o ambiente com:

• No Windows: .\venv\Scripts\activate
    • No macOS/Linux: source venv/bin/activate

Substitua venv pelo nome do seu ambiente virtual, caso seja diferente.

3. Verifique o caminho do Python: Assegure-se de que o caminho do Python no seu editor de código (como o VSCode) está apontando para o ambiente correto onde o LangChain está instalado.

4. Atualização dos pacotes: Às vezes, uma atualização dos pacotes pode resolver problemas de importação. Tente atualizar o LangChain e suas dependências com:

pip install --upgrade langchain

Se puder compartilhar seu código e mais detalhes, podemos ajudar com mais precisão.

Conte com nosso apoio. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Estou com o mesmo problema.

Estou utilizando o código disponibilizado no github https://github.com/alura-cursos/5564-langchain/blob/main/Projeto1/Projeto%201.ipynb

Qual a versão do python que devo usar?

Att.

Utilizei o Python 3.12.12 e tive o erro mencionado.

Pesquisei no google e achei isso: https://stackoverflow.com/questions/79818917/error-importing-langchain-modules-no-module-named-langchain-chains

Funcionou mudando:

# de:
from langchain.chains import RetrievalQA

# para:
from langchain_classic.chains import RetrievalQA

Mas para fazer o exemplo funcionar, você precisa configurar uma chave da openAI para que esse script use o Chatgpt. Usar o Chatgpt por chaves, até onde sei, é pago, então o aluno deve ter noção disso. Eu consegui configurar para usar uma IA local, mas aí são outros quinhentos. O instrutor do curso deveria deixar isso mais claro.

!pip install langchain_classic

from langchain_classic.chains import RetrievalQA