Poucos aqui se lembrarão de como eram nossas vidas sem acesso à internet e todos os benefícios que temos hoje. Naquela época, precisávamos nos deslocar até a biblioteca para pegar um livro e buscar conhecimento, pois o único "tablet" que tínhamos era o caderno. Hoje, tudo está tão fácil e dinâmico que, de fato, só não aprende quem não quer.
No entanto, não podemos generalizar que apenas quem não quer aprende. Eu, por exemplo, tento fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, no final, acabo não aprendendo e não realizando nada. Isso resulta em procrastinação em relação a tarefas que eu poderia concluir se soubesse como organizar meu tempo, eliminar distrações, definir metas, conversar com pessoas da área e focar em uma tarefa de cada vez.
Esse texto reflete muito sobre como sou e a necessidade de me organizar para alcançar meus sonhos e objetivos. Eu chamo isso de METANÓIA: mudança de pensamento, transformação da mente.
Acredito que não conseguiremos fazer isso sozinhos. A ideia de NETWORK é fundamental, pois muitos aqui já possuem um bom conhecimento e podem nos ajudar a evoluir, permitindo que nos tornemos tão bons quanto eles. Não me interpretem mal; nos tornamos melhores quando andamos, conversamos e aprendemos com os melhores. Embora ninguém saiba tudo, com o avanço da IA e com ferramentas como a Luri, podemos aprender muito.
Então, Aprender e Aprender: Reflexão e Engajamento - METANÓIA, precisamos:
- Estabelecer um Propósito Comum;
- Criar um Ambiente de Apoio;
- Incluir Atividades Interativa;
- Estabelecer Rotinas;
- Dividir Tarefas em Partes Menores;
- Reflexão Regular;
- Feedback e Reconhecimento;
- Criar Desafios e Competências;
- Utilizar Ferramentas de Colaboração;
- Celebrar as Conquistas