Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sobre os parênteses....

Entendi que os parênteses podem ser usados para explicitar o que estamos chamando numa função e que no Ruby não são muito utilizados, mas fiquei com uma dúvida... O comando puts poderia ser escrito de duas maneiras:

puts "texto_aqui" + variável

ou

puts ("texto_aqui" + variável)

Pelo que entendi, sem os parênteses o comando gets aparece depois de um igual para atribuir uma uma entrada à uma variável, por exemplo:

x = gets

Mas como ficaria o comando gets com o parênteses?

3 respostas

Boa noite, Douglas!

No puts você não deve utilizar os parênteses, o que podemos alterar é a concatenação de uma variável, porém ficária assim:

puts "texto_aqui #{variavel}"

O gets é utilizado para atribuir o valor digitado a uma variável, então você também não deve utilizar parênteses na declaração de variáveis ou no gets.

Espero ter ajudado.

Opa William, obrigado pela pronta resposta!

Estou no início do meu primeiro curso (Ruby I), e o professor do curso disse que normalmente os programadores em Ruby não usam, mas que em alguns casos pode ser usado... Pelo que vi, testando nos programas iniciais que fiz, é possível usar os parênteses no puts (como o professor fala na aula), apesar de não ser o recomendado nem o usual pelos programadores...

A minha dúvida está em que casos poderia utilizar (não que em quais deveria ou não)... Por exemplo, no puts é possível usar, não gera erros (pelo menos não na minha breve e ingênua experiência até o momento hehehe).

Espero ter esclarecido melhor minha dúvida.

De qualquer forma, entendi a parte que você escreveu sobre o gets, obrigado!

solução!

Bom dia, Douglas! É comum o pessoal utilizar o parênteses em definições de parâmetros de métodos ou quando um método é invocado você passa os parâmetros dentro de parênteses, esses são os pontos que são mais utilizados, pelo menos no time em que trabalho, exemplo:

def seu_metodo(parametro1, parametro2)

puts " #{parametro1}, #{parametro2}"

end

Ai quando você invoca o seu_metodo você passa os parâmetros entre os parênteses, apesar de não obrigatório, eu acho que fica mais organizado.

seu_metodo("Bem vindo", "Douglas")

Resultado seria.

Bem vindo, Douglas.

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software