4
respostas

Sobre aprender a estudar, o que pode ser feito para reduzir a ansiedade de aprender?

Esvaziar a mente é um bom inicio, Absorvemos muitas informações de viés profissional , político, econômico, etc... além de que, em sua grande maioria, todos nós ocupamos nossa mente na resolução de problemas pessoal e profissional diário, Não esvaziar a mente para se propor a aprender , é uma sentença ao fracasso e frustração. Concilie este método com muita disciplina e continuidade no processo de aprendizado e o individuo será capaz de aprender tudo que for proposto, no seu devido tempo.

4 respostas

Oi, Jefferson! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Você destacou bem a importância de "esvaziar a mente" para iniciar um novo ciclo de aprendizado. Reconhecer o excesso de informações e a sobrecarga mental é um passo importante para reduzir a ansiedade nesse processo.

Continue com essa dedicação! Uma dica simples é usar o método da respiração consciente por 2 minutos antes de iniciar os estudos, isso ajuda a focar e acalmar a mente.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Com certeza!

Além disso, acredito que retomar na mente o resultado da constância, por exemplo, o resultado de duas horas de estudo todos os dias em um mês: mais de 30 horas!
Anima e relembra o motivo para continuar todos os dias com foco e disposição.

Olá,

No meu caso, por vezes, fico ansioso por evoluir mais rápido. Pois querendo aprender algo com o intuito de aplicar o conhecimento, fico tendo um "toró de ideias" enquanto estou estudando. Isso provoca ansiedade. Então, para contornar, abro um OneNote e começo a anotar as ideias. Isso reduz minha preocupação e excesso de pensamentos. Daí eu volto para o estudo.

É muito importante o esvaziamento da mente e autocontrole.