Oi Monalisa! Muito obrigado pelo retorno e por encaminhar o feedback. Fico feliz em contribuir com a melhoria do material.
Sobre a sua pergunta, eu gosto de explicar conceitos técnicos de forma bem pragmática. Como estou finalizando meu MBA em Data Science e IA este mês pela FIAP mesmo, tenho focado muito em dissecar a base matemática e o comportamento de cada algoritmo, pois entendo que dominar os fundamentos é o que separa um profissional que resolve problemas de quem apenas copia código de frameworks.
Para alguém que está vendo regressão (ou qualquer modelo supervisionado) pela primeira vez, eu uso a "Analogia da Prova Escolar":
O Treino (x_train e y_train): É o simulado com o gabarito.
Você entrega para o aluno (o modelo) uma lista de exercícios com as características das casas (x_train) e também entrega as respostas corretas, que são os preços reais (y_train). O objetivo aqui é que o aluno estude e entenda o padrão.
O Teste (x_test e y_test): É a prova final.
Chega o dia do exame. Você entrega para o aluno apenas perguntas inéditas que ele nunca viu (x_test). Ele vai usar a lógica que aprendeu no simulado para tentar calcular as respostas (fazer as previsões).
A Avaliação (Onde o R² entra):
O y_test (os preços observados) é o gabarito oficial da prova final, que fica guardado na gaveta do professor. Você pega as respostas que o aluno gerou e compara com o gabarito oficial. Se os valores baterem bem (um R² alto), o aluno aprendeu de verdade. Se as respostas passarem longe, o aluno apenas "decorou" o simulado anterior e não sabe generalizar o conhecimento (overfitting).
Acredito que trazendo para cenários do dia a dia o aprendizado fica muito mais fluido, né?
Até mais e bons estudos a todos!