1
resposta

Dúvida sobre interpretação de variáveis e R²

Estou trabalhando na atividade de precificação de hotéis e construí 3 modelos diferentes. Tenho uma dúvida sobre a interpretação dos resultados:

Meus modelos:

Modelo 1 (Estrelas + Capacidade): R² = 48%
Modelo 2 (Estrelas + Capacidade + ProximidadeTurismo): R² = 92%
Modelo 3 (ProximidadeTurismo): R² = 48%
Minha dúvida:
Quando testo ProximidadeTurismo isolada, o R² é 48%, mas quando a coloco junto com as outras variáveis, o R² sobe para 92%. Além disso, o coeficiente de ProximidadeTurismo é negativo (-20,36), o que significa que quanto mais perto de turismo, menor o preço. Isso não faz sentido logicamente. Há algo errado na minha análise ou nos dados? Na minha lógica humana seria quanto mais perto do turismo mais caro ficaria, mas a variável está dizendo o oposto quando puxei o summary. Me ajuda?

1 resposta

Olá, Bruno! Tudo bem?

Sua dúvida é muito comum e toca em um dos pontos mais fascinantes (e às vezes confusos) da estatística: a diferença entre a correlação simples e o comportamento de uma variável dentro de um modelo múltiplo.

Não necessariamente há algo errado com seus dados; o que você está observando pode ser um fenômeno estatístico. Vamos analisar os pontos principais:

1. O salto no $R^2$ (Sinergia de Variáveis)

O fato de o Modelo 2 atingir 92% de $R^2$ indica que a combinação das variáveis explica muito melhor a variação dos preços do que elas isoladas.

• No Modelo 3 (isolado), a "ProximidadeTurismo" explica 48% da variação.
  • Ao juntar com "Estrelas" e "Capacidade", o modelo consegue isolar o efeito de cada uma. Isso sugere que essas variáveis são complementares. O modelo agora entende que o preço não depende apenas de onde o hotel está, mas da categoria dele naquela localização específica.

2. O Coeficiente Negativo e a "Lógica Humana"

O coeficiente de -20,36 indica que, para cada unidade que a "ProximidadeTurismo" aumenta, o preço cai 20,36 unidades, mantendo as outras variáveis constantes.

Aqui pode estar o segredo da sua dúvida: como a variável "ProximidadeTurismo" foi medida?

• Se for Distância (em km ou metros): Se o número aumentar (ex: de 1km para 10km), o hotel está ficando mais longe do turismo. Nesse caso, um coeficiente negativo faz todo o sentido: quanto maior a distância (mais longe), menor o preço.
  • Se for uma Nota de Proximidade (0 a 10): Se quanto maior a nota, mais perto ele está, e o coeficiente deu negativo, aí temos algo chamado Sinal Invertido.

3. Por que o sinal inverte? (Multicolinearidade)

Se a lógica do dado diz que ele deveria ser positivo, mas o summary diz que é negativo, você pode estar enfrentando a Multicolinearidade.

• Isso acontece quando duas variáveis explicativas são muito parecidas (ex: hotéis com mais estrelas costumam ficar sempre mais perto do turismo).
  • O modelo "se confunde" ao tentar atribuir o crédito do preço alto a uma ou outra, e acaba distorcendo os coeficientes para compensar o erro.

O que você pode fazer para validar?

1. Verifique a correlação: Rode uma matriz de correlação (df.corr()) entre as variáveis independentes. Se a correlação entre "Estrelas" e "Proximidade" for muito alta (ex: > 0.8), o sinal do coeficiente pode ficar instável.
  2. Verifique a unidade de medida: Confirme se a variável não é "Distância". Se for distância, o sinal negativo é exatamente o que se espera: o preço cai conforme a distância aumenta.
  3. Analise os Resíduos: Use os gráficos de resíduos para ver se o Modelo 2 (92%) não está sofrendo de overfitting (decorando os dados em vez de aprender).

O salto de 48% para 92% é muito expressivo e mostra que seu Modelo 2 é muito poderoso, mas vale essa conferida na "natureza" da variável para garantir que a interpretação no relatório esteja correta!

O que você descobriu ao olhar a definição dessa variável de proximidade? Ela é uma nota ou uma distância?