Olá, Júnior! Tudo bom?
Nenhuma dúvida é boba, todas agregam em algo pra sua formação, e a sua dúvida pode ser a mesma de outra pessoa por aqui na Alura :D. Sinta-se livre para postar suas dúvidas aqui no Fórum.
Ao se escrever um código, nós devemos buscar por um código limpo e de fácil compreensão, pois isso facilita a manutenção dele posteriormente e também a leitura por outras pessoas. Mas nem sempre conseguimos trabalhar com esse princípio por conta da demanda do mercado.
No exemplos dados nas imagens, o código ainda é pequeno e as variáveis estão dentro do mesmo contexto, então as duas formas ainda são bem válidas, pois não interferem na leitura do código.
Mas vamos imaginar um código com 800, 1000, 2000 linhas ou bem mais. Se nós tentarmos escrever todas as variáveis no topo do código, e nós (ou outra pessoa) formos ler algo na metade do código, nós teríamos que sempre retornar ao início para entender quais variáveis estão sendo utilizadas nas operações que estão sendo feitas, e isso poderia dificultar ou aumentar o tempo necessário pra analisar o código.
Um outro cenário também comum é a inserção de várias funcionalidades diferentes em um mesmo código. Nós poderíamos ter uma seção de código que analisasse o clima, o tráfego de carros, e etc, tudo isso pra montar um sistema maior, então nesse caso é interessante escrever de acordo com a segunda imagem, cada funcionalidade no seu trecho de código.
Se você tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!