1
resposta

SlideBar parou de funcionar após refatoração

A Slide tem sempre o valor 0 agora, fica toda vermelha.

Script Status

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Status : MonoBehaviour
{
    public int VidaInicial = 100;
   [HideInInspector]
    public int Vida;
    public float Velocidade = 5;

    private void Start()
    {
        Vida = VidaInicial;
    }
}

Script Interface

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ControlaInterface : MonoBehaviour
{

    private ControlaJogador scriptControlaJogador;
    public Slider SliderVidaJogador;


    void Start()
    {
        scriptControlaJogador = GameObject.FindWithTag("Jogador")
            .GetComponent<ControlaJogador>();
        SliderVidaJogador.maxValue = scriptControlaJogador.statusJogador.Vida;
        AtualizaSliderVidaJogador();
    }


    void Update()
    {

    }

    public void AtualizaSliderVidaJogador()
    {
        SliderVidaJogador.value = scriptControlaJogador.statusJogador.Vida;
    }
}

Script jogador

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Collections.Specialized;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class ControlaJogador : MonoBehaviour
{
    public LayerMask mascaraChao;
    public GameObject TextoGameOver;
    private Vector3 direcao;
    public ControlaInterface ScriptControlaInterface;
    public AudioClip SomDeDano;
    private MovimentoJogador meuMovimentoJogador;
    private AnimacaoPersonagem animacaoJogador;
    public Status statusJogador;

    private void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
        meuMovimentoJogador = GetComponent<MovimentoJogador>();
        animacaoJogador = GetComponent<AnimacaoPersonagem>();
        statusJogador = GetComponent<Status>();
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

        float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
        float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");

        direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);
        animacaoJogador.Movimentar(direcao.magnitude);
        if (statusJogador.Vida <= 0)
        {
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
            {
                SceneManager.LoadScene("game");
            }
        }

    }

    void FixedUpdate()
    {
        meuMovimentoJogador.Movimentar(direcao, statusJogador.Velocidade);

        meuMovimentoJogador.RotacaoJogador(mascaraChao);

    }


    public void TomarDano(int dano)
    {
        statusJogador.Vida -= dano;
        ScriptControlaInterface.AtualizaSliderVidaJogador();
        ControlaAudio.instancia.PlayOneShot(SomDeDano);

        if (statusJogador.Vida <= 0)
        {
            Time.timeScale = 0;
            TextoGameOver.SetActive(true);
        }
    }
}
1 resposta

Oi, Danilo, isso tem a ver com as ordem dos scripts provavelmente. Tipo se o Status não rodar primeiro o Start dele não acontece e a vida vem zerada.

É um bug que vamos corrigir mais a frente do curso, se quiser por enquanto só fazer um Vida = 100 na declaração da variável e também tirar essa linha do Start Vida = VidaInicial; acredito que resolva o problema temporariamente. Pode conferir?

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