Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Situações de Aprendizagem e Gestão do Stress

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse.

(Cuidado, fatos reais já superados) Fui Hackeada algumas diversas vezes e precisei lidar com muitas situações de aprendizagem para me manter estudando à distância. Iniciei a mentoria da minha vida no pior momento dela, mas eu dei a volta por cima e me formei na licenciatura. Foi realmente difícil pois estava atravessando diversas situações onde o foco era me manter em desenvolvimento e estudando, onde não poderia desistir, já que eu era bolsista na Universidade. Investi grana na mentoria mas tive bloqueio, não conseguía sair do lugar, talvez autoestima abalada por ser uma NOOB hahaha.

***Como foi essa situação? ***

Foi interessante entender como nessa época, eu tive total bloqueio tecnológico, esqueci tudo que sabia sobre soluções. Mas mesmo com humores dos piores, me formei. Continuei me preparando a nível tartarugamente, mas não desisti dos meus sonhos. Inclusive, sigo com estratégias que me fazem continuar atingindo objetivos traçados naquela época.

O que o deixou preso na zona de estresse?

Certamente a necessidade de gerir muitas atividades ao mesmo tempo, me fazia travar em situações onde eu precisava mostrar que eu havia aprendido e eu muitas vezes dominava o assunto. Eu costumava me contentar apenas com um aproveitamento de no mínimo 80% das disciplinas do curso, então quando eu via que tinha pego muitas matérias ao mesmo tempo, às vezes eu trancava uma ou outra para dar atenção em disciplinas que eu considerava mais importantes. Ali, me sentia presa na zona de stress, e infelizmente precisei abrir mão de um investimento difícil de juntar de 2k, por saber que não estava sendo plena nem justa comigo, minha má gestão de tempo era a única realidade possível enquanto estive preocupada e durante esse preparatório, decidi deixar em Stand By e concentrei no trabalho final do curso. Na época eu estava tão fora de mim, que comecei a ser muito impaciente. Depois entendi que precisava desenvolver ferramentas para lidar com o stress. Aprendi novos hobbies, voltei a meditar e busquei as respostas que descobri que hoje sei que precisarei fazer durante a vida toda. Se temos sonhos, nos movemos. Devolver nossa mente ao centro, seja como achar que se sinta melhor, com um esporte, leitura ou mecanismos despresssurizadores, irão trazer novamente o foco perdido quando as emoções de stress atacam. Elas certamente virão, então é bom não darmos uma de Ivan Imperador por aí, e garantir que estarão sob controle nos mantendo no flow . Todos os dias precisamos desse mesmo exercício.

Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

Me comprometer com projetos possíveis, gerir melhor o tempo, garantir que estejamos alimentados todos os dias de diversas maneiras para nos manter aprendendo. Eu fiz diferente quando eu errei, então, na oportunidade em acertar, tentei me devolver ao controle e claro que poderia não ter dado atenção aos golpes, mas minhas senhas do sistema da faculdade, meu insta, meu gmail todos com senhas corrompidas, enquanto golpes cibernéticos nos levavam grana e nossa, uau, atrapalhava bastante mas é isso: ALIVED. (risos) Deveria ter sido menos emotiva e mais racional, coisa quase impossível aos coléricos, mas as habilidades estão aí para serem desenvolvidas e estamos na luta e já demonstrando novos bons resultados nesse sentido. Deveria com certeza ter aceitado ajuda profissional de psicólogos antes, mas a minha resistência demorou a perceber que sozinha ali eu já não estava mais sustentando devido ao excesso de conteúdos para alcançar no durante. Hoje, defendo a terapia e precisa aderir a alguma, profissionais bons/ruins existem em qualquer área, então para casos extremos, busquemos os melhores sempre.

2 respostas
solução!

Olá, Hellen! Tudo bem?

Você fez um ótimo trabalho! Muito obrigada por compartilhar!

Bons estudos!

Olá. Já passei por essa situação recentemente. Sempre trabalhei com funções como financeiro, RH, compras e administrativo e entrei na faculdade pensando em migrar de carreira pensando num upgrade inclusive salarial rs. Me deparei com um universo novo, longe de tudo o que conhecia e ainda entrei na faculdade cerca de 30 dias pós início das aulas, o que me deixou mais nervoso e ansioso pela dificuldade em aprender um conteúdo totalmente novo. Foi aí que fiz amizades e pedi ajuda ao coordenador e tentei não pirar, colocar a cabeça no lugar, e me dedicar, estudar muito, controlar a ansiedade e pensar nas possíveis soluções para o problema (sempre pensando o que eu poderia fazer e nunca ficar só pensando no problema, o que me deixava imóvel e ansioso). Assim sigo caminhando e aprendendo a cada dia. As dificuldades existem mas são vencidas a cada dia com determinação e ajuda dos amigos e professores.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software