Olá pessoal,
Ao reiniciar o banco de dados e tentar rodar meu sistema .php ele não volta a funcionar automaticamente, eu sou obrigado a reiniciar o apache (xampp) só assim ele volta a funcionar novamente. Como o servidor (hardware) de aplicação é separado do servidor (hardware) de banco e estão ligados em rede pode haver falha de comunicação e perder a conexão entre ambos em dado momento.
Minha pergunta é como faço para restabelecer a minha conexão entre aplicação e banco depois de uma falha/queda de conexão/reiniciar servidor de banco etc?
Complemento: já trabalho há um tempo com java e sempre utilizei o pool de conexão em uma arquivo de configuração dentro do sistema onde você pode definir
1) o máximo de conexões ativas entre o sistema e banco
2) o minimo de conexões ativas entre o sistema e banco
3) é possível definir um tempo onde a aplicação verifica se tem conexão ativa com o BD se não tiver ele cria automaticamente a quantidade mínima de conexões.
Com isso é possível reconectar o sistema com o banco sempre que comunicação entre os mesmos for perdida.
Eu acredito que tem algo parecido em php, mas não sei se é configurado na aplicação ou no servidor de aplicação apache
att.