Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

set? o que faz?

Fiz a sugestão do exercicio e digitei no meu cmd

set > java.txt

e depois

type java.txt

Apareceu um texto e não entendi nada. Fui então no help set buscar informações sobre o comando mas não consegui compreender muito. Sabendo que deve ser algo que vou compreender depois, eu fiz um teste: escrevi um texto no meu arquivo java.txt através do comando echo, como abaixo: O que faz o set?

echo algum texto > java.txt

e depois dei o comando para o exibir. O texto foi exibido normalmente. No entanto, se eu faço o comando set > java.txt e depois type.txt não exibido o meu texto. Quero entender isso. Parece que os comandos reagem conforme uma hierarquia, pois se eu coloco um type java.txt depois de um echo é exibido uma coisa, se coloco depois de set é exibido outra. Estou certo?

5 respostas

Oi Geovane, qual foi esse exercicio? O comando set mostra as variaveis do ambiente do windows, com ele tambem é possivel criar uma nova e editar. Olha na aula 3 pra entender o comando set melhor

solução!

Olá Geovane,

Respondendo as suas dúvidas, vamos lá:

1- O comando set serve para exibir as variáveis do sistema, quando você digita apenas o set no terminal e dá enter ele deve exibir todas as váriaveis do seu sistema e os valores que estão em cada uma delas.

Com o comando set também podemos exibir uma variável específica, em vez de todas elas. Para isto, basta passarmos o nome dá variável que queremos ler, por exemplo a variável PATH eu faria:

set PATH E ele exibiria o conteúdo da variável PATH.

2- Quando estamos utilizar o carectere >, significa que estamos redirecionando a saída do comando.

Exemplificando:

Ao digitar o comando:

echo Olá Mundo

no cmd, logo abaixo ele exibe a mensagem do echo:

Saída:
Olá Mundo

A saída dos comandos normalmente é no próprio cmd, ou seja o resultado deles é exibido na tela. Podemos alterar o local aonde o resultado é exibido através do caractere >, por exemplo, indicando que o resultado do comando deve ser salvo no arquivo saida.txt.

Então, no caso de um comando como este:

echo Ola Mundo > saida.txt

Estamos dizendo o prompt: Imprima (echo) a mensagem ( Ola mundo) e coloque a saída ( > ) no arquivo saida.txt.

O que sinal > indica é apenas aonde a saída do comando deve aparecer.

Então, juntando ambas as coisas, quando utilizamos o comando type , ele exibe como resultado as váriaveis do sistema , na tela do cmd. Porém, quando usamos o comando:

type > java.txt

Estamos dizendo : Coloque a saída do comando type ( váriaveis do sistema) dentro do arquivo java.txt. Assim você pode abrir o arquivo com o blocos de notas e ver o conteúdo mais facilmente do que na janela do cmd.

Espero ter ajudado, Douglas Quintanilha

Bah Douglas Entendi! Mas ainda restou uma dúvida:

Por "váriaveis do sistema" posso entender como posições de memória? Se sim, quais especificamente ele mostra quando apenas dou set > java.txt? As variaveis desse arquivo? Ou seja, o endereço de memória onde está o arquivo? É isso?

Olá Geovane,

Por variáveis do sistema você pode entender como certas informações importantes do sistema operacional, no nosso caso do Windows, como :

1- Caminho de certas pastas importantes, como a pasta do Windows ,a pasta do Java, pasta de cache dos programas, etc...

2- Qual a arquitetura do sistema operacional (32 bits ou 64 bits)

3- Nome do usuário

4- Nome do computador

5- Qual disco está instalado o Windows.

E esse tipo de informação, relativas de como está configurado e instalado o seu sistema operacional.

Certamente estas informações estão salvas em alguma posição de memória do sistema, mas o comando set não mostra isso para nós, apenas o conteúdo(valor) dessas variáveis e seus nomes.

Espero que tenha ficado claro :) ,

Douglas Quintanilha

Sim, valeu.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software