12
respostas

Separando o Front e Back End

Estou criando um sistema de cadastro onde ao se registrar, um usuariofaz login e tem acesso aos seus dados.. e preciso criar um back end pra que eu possa fazer a gerencia desses cadastros.. como que funciona? ja que tenho login no front e no back end? meu front esta praticamente completo.

12 respostas

Dá uma pesquisada sobre jwt ou oauth... vc precisa, em cada requisição, trafegar um token indicando os dados do usuário logado.

Esse backend vai precisar ter acesso, de alguma forma, ao lugar onde ficam os dados dos usuários.

vai precisar sim.. eu sou meio novo na programação.. o que ojwt ou oauth fazem mesmo? o back end vai precisar acessar os dados dos usuarios sim..

o login no front ja esta funcionando o esquema de login padrao do cake usando a tabela users... so que preciso colocar um login para administrador que sera o meu /admin

Oi Janai, tudo bem?

Pelo o que eu entendi você ja conseguiu fazer o login comum para usuarios, certo? O que falta é fazer o login para admin?

Você pode criar uma rota diferente para admin "/admin/login" e realizar a verificação da mesma forma que fez com o usuario comum =)

Entretanto, dessa vez você vai precisar verificar no seu banco se o admin existe, ao inves do usuario comum, seguindo a forma com que você modelou seu projeto.

Qualquer dificuldade compartilha aqui com a gente.

Abraço.

a minha dificuldade esta em que eu ja coloquei a tabela users pras pessoas que se cadastrarão no meu sistema.. agora precisaria criar uma tabela so para administradores do sistema.. que terao acesso ao /admin como que ficaria essa autenticacao ja que usei o padrao que é tabela users como os campos username e passoword.

criei uma nova rota:

$routes->connect('/admin/', ['controller' => 'Admin', 'action' => 'index']);

Como defino um layout para o meu admin.. ele esta pegando o padrao do front.