1
resposta

Se um microsserviço é independente então ele não pode se comunicar com outro microsserviço

Entendo que se um microsserviço depende de uma comunicação com outro microsserviço então logicamente ele é dependente. Para que ele não seja dependente deveria ter todos os seus dados em seu próprio banco de dados, isso pode gerar inconsistência eventual e repetição de dados, o que é previsto e aceitável nesta arquitetura. E a atualização dos dados deve-se fazer por mensageria.

1 resposta

Olá Junio, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Fico feliz em ver sua participação no fórum e com o seu compartilhamento sobre o que está aprendendo a respeito das dependências entre microsserviços.

Complementando sua postagem, gostaria de acrescentar que em uma arquitetura de microsserviços, cada serviço pode depender de outros serviços para acessar dados e funcionalidades específicas. No entanto, é importante ressaltar que a dependência entre microsserviços não significa necessariamente que eles precisam ter todos os dados em seus próprios bancos de dados. Uma abordagem comum é que cada serviço gerencie seu próprio conjunto de dados relacionados às suas responsabilidades, evitando a duplicação desnecessária de dados.

Para garantir a consistência dos dados, é possível utilizar técnicas como a replicação assíncrona de dados entre os serviços ou o uso de eventos de mensageria para informar sobre as atualizações. Dessa forma, é possível manter a integridade dos dados e permitir que os serviços se comuniquem de forma assíncrona. Onde a escolha da estratégia de atualização de dados depende das necessidades específicas de cada caso, considerando a consistência, disponibilidade e escalabilidade desejadas.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!