Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Saindo da Zona de Estresse

Durante um projeto senti a zona de estresse a apresentar as decisões do seu time para a chefia que buscava um conclusão diferente! É normal sentir o peso da responsabilidade e acabar na zona de estresse. Mas hoje consigo identificar o que me levou a este estresse:

Síndrome do Impostor: "E se a chefia achar que minhas escolhas foram erradas?" A insegurança pode te paralisar! Medo de críticas: Ninguém gosta de ser criticado, né? Mas e se você encarasse isso como oportunidade de aprendizado? Falta de Preparo: Apresentação improvisada? Sem chances! A falta de preparo é um gatilho e tanto para o estresse.

Então investi em desenvolver algumas atitudes para evitar que isto voltasse a ocorrer:

Confiança (sem exageros!): Você e seu time se dedicaram, então confie nas decisões tomadas! Apresente os "porquês" das escolhas, demonstrando segurança e profissionalismo. Comunicação é a chave do sucesso!: Mantenha a chefia informada sobre o andamento do projeto, compartilhe as opções analisadas e peça feedback durante o processo. Isso demonstra proatividade e abre espaço para um diálogo construtivo. Esteja preparado como nunca!: Antecipe as possíveis perguntas e tenha respostas claras e objetivas. Apresente dados, pesquisas e exemplos que justifiquem suas decisões. Lembre-se: informação é poder!

1 resposta
solução!

Olá, Wanderley.

Tudo bem?

De fato, na área da programação, que é a minha, isso acontece muito: você não se sentir preparado para algum projeto ou até mesmo para uma vaga de emprego. E isso nos causa estresse, a tal da síndrome do impostor, é real.

E é ótimo ver que você já identificou os fatores que te levaram à zona de estresse e está trabalhando ativamente para superá-los. Isso é um grande passo.

Muito obtigado por compartilhar aqui com a gente.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.