Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Resumo de trecho longo com Genie AI - Parte 1 de 2

Possuo uma ferramenta paga de IA e a usei para executar essa tarefa.

Infelizmente possuo uma versão gratuita do OpenAI expirada e não a pude usar nesse desafio, portanto fiz uso do recurso que dispunha.

Segue a forma como contornei essa dependência:

==============================

[Genie :: chatGPT 4.0] : Hello! How can I assist you today?

[Meu prompt] : Eu gostaria de simular uma conversa com você como se eu estivesse usando o playground da OpenIA. É possível isso?

[Genie :: chatGPT 4.0] : Claro, podemos simular uma conversa como se você estivesse usando o Playground da OpenAI. Como você gostaria de começar?

[Meu prompt] : Primeiramente eu vou colocar um texto longo e você irá me devolver o limite de texto que você poderá tratar com segurança, pois eu sei que você possui uma limitação de tokens para tratamento.

[Genie :: chatGPT 4.0] : Entendido! Pode enviar seu texto longo e eu te informarei se ele ultrapassa o limite de tokens que consigo processar. O limite típico é de cerca de 4000 tokens, incluindo tanto a entrada quanto a saída, mas vou te avisar caso precise ajustar alguma coisa.

[Meu prompt] :

""" Introdução

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.Atualmente, possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem... . . . desenvolvido em Python e Zope e a Industrial Light & Magic, que produz filmes da série Star Wars usando extensivamente Python para a computação gráfica nos processos de produção dos filmes. """

[Genie :: chatGPT 4.0] : O texto fornecido parece estar dentro do limite de tokens que eu posso processar, já que a minha capacidade é aproximadamente 4000 tokens. No entanto, é importante lembrar que uma única resposta pode ser limitada por restrições práticas de resposta na plataforma onde você sinalizou que gostaria de simular.

Posso ajudar com perguntas específicas que você tenha sobre o texto ou resumir partes dele para você?

[Meu prompt] : Vamos trabalhar isso juntos. Primeiramente me dê a lista de títulos dos trechos dos códigos.

Títulos:

[Genie :: chatGPT 4.0] : Claro! Aqui está a lista de títulos dos trechos do texto fornecido:

Introdução História Filosofia Tipos de dado Operadores Indentação Compilador de bytecode Orientação a objetos Programação funcional Comentários Plataformas disponíveis Implementações Biblioteca padrão Desenvolvimento Licença Aplicações Se precisar de mais informações sobre qualquer seção, estou à disposição para ajudar!

2 respostas

Continuando esse tópico...

Segue a parte 2:

Para evitar esgotar o limite de saída de tokens, abri um novo chat e experimentei fazer diretamente para ver o resultado.

[Meu prompt] : Repita o título de cada trecho do texto abaixo e abaixo desse título escreva o resumo do trecho correspondente.

""" Introdução

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.Atualmente, possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem...

RESTANTE DO TEXTO A SER RESUMIDO

. . . desenvolvido em Python e Zope e a Industrial Light & Magic, que produz filmes da série Star Wars usando extensivamente Python para a computação gráfica nos processos de produção dos filmes. """

[Genie :: chatGPT 4.0] : Introdução Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada e multiparadigma, lançada em 1991 por Guido van Rossum. Possui um forte modelo de desenvolvimento comunitário e é conhecida por sua legibilidade e estrutura concisa, sendo amplamente utilizada em diversas áreas. Seu nome é uma homenagem ao grupo humorístico Monty Python.

História Python foi concebida em 1989 por Guido van Rossum, visando aumentar a produtividade dos programadores. A primeira versão, 0.9.0, foi lançada em 1991, seguida por várias melhorias em versões posteriores. Em 2000, Python foi transferido para a BeOpen, onde o Python 2.0 introduziu novas funcionalidades. A versão 3.0, lançada em 2008, quebrou compatibilidade com versões anteriores para corrigir falhas.

Filosofia A filosofia do Python é resumida em "The Zen of Python", um poema que inclui princípios como a busca pela simplicidade e legibilidade, enfatizando que "Bonito é melhor que feio" e "Explícito é melhor que implícito".

Tipos de dado Python possui tipagem forte, oferecendo diversos tipos de dados nativos e permitindo a criação de tipos próprios através de classes. Com a versão 3.0, a linguagem consolidou a utilização única das classes "new-style".

Operadores Os operadores de comparação e lógicos são amplamente utilizados em Python, com uma avaliação mínima das expressões lógicas. O tratamento de valores booleanos foi aprimorado nas versões posteriores.

Indentação Python utiliza indentação para delimitar blocos de código, ao contrário de outras linguagens que usam delimitadores visuais. A indentação é obrigatória, e erros nessa estrutura resultarão em exceções.

Compilador de bytecode A linguagem pode compilar programas para otimizar a execução, gerando arquivos de bytecode que são mais legíveis que o código de outras linguagens. O bytecode permite uma execução mais rápida da aplicação.

Orientação a objetos Python é orientada a objetos, permitindo conceitos como herança, polimorfismo e metaclasses. As classes são definidas com uma sintaxe clara, e não existe proteção de atributos, mas há convenções para atributos privados.

Programação funcional Python suporta programação funcional através de compreensão de listas e funções de primeira classe. Funções anônimas e geradores também são características relevantes dessa abordagem.

Comentários Python permite comentários e utiliza cadeias de caracteres para documentação. Os comentários começam com #, enquanto as cadeias de caracteres documentadas podem ser acessadas através da função help().

Plataformas disponíveis Python está disponível em uma ampla gama de plataformas, incluindo sistemas operacionais como Unix e Windows. A flexibilidade permite compilar a linguagem em sistemas não suportados através de compiladores C.

Implementações A principal implementação de Python é o CPython, com variantes como Jython e IronPython. Stackless Python e PyPy são exemplos de implementações alternativas que oferecem funcionalidades específicas.

Biblioteca padrão Python possui uma extensa biblioteca padrão, oferecendo módulos para uma variedade de tarefas e permitindo a conexão com componentes em C e C++. A biblioteca é um dos principais atrativos da linguagem.

Desenvolvimento O desenvolvimento do Python é orientado por PEPs (Propostas de Melhoria do Python), com revisão e discussão entre os desenvolvedores. Guido van Rossum é o Benevolent Dictator for Life, liderando as decisões.

Licença Python é distribuído sob uma licença gratuita compatível com a GPL, permitindo a distribuição de binários sem a necessidade de fornecer o código fonte.

Aplicações Python é amplamente utilizado em projetos significativos, como YouTube e NASA. Sua versatilidade como linguagem de script é vista em várias indústrias, incluindo segurança da informação e computação gráfica em filmes.

======================

Assim o resumo ficou pronto de uma forma mais direta.

solução!

Olá, Helder, como vai?

Foi interessante ver como você contornou a limitação da versão gratuita da OpenAI usando outra ferramenta. A estratégia de dividir o processo em etapas e testar os limites de tokens antes de iniciar o resumo é uma abordagem bem estruturada. A organização do conteúdo resumido ficou clara e objetiva, preservando as informações essenciais de cada seção.

Se quiser explorar mais formas de otimizar resumos, uma alternativa seria testar diferentes prompts que induzam a IA a priorizar certos aspectos do texto, como conceitos-chave ou aplicações práticas. Caso tenha interesse, o fórum está à disposição para trocar mais ideias.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!