Olá, instrutores e colegas!
Há cerca de 1 ano, utilizo diariamente o ChatGPT Plus e o Gemini para meus estudos, especificamente para resumir longos capítulos de livros de Anestesiologia. Como demonstrado na aula, eu fragmento o texto por tópicos de interesse.
Desenvolvi uma estratégia que tem funcionado bem, mas gostaria de validá-la e tirar algumas dúvidas.
Minha Estratégia Atual
Meu fluxo de trabalho é o seguinte:
- Contextualização: Inicio informando ao modelo que ele atuará como um anestesista sênior, auxiliando-me no estudo do capítulo X.
- Visão Geral: Informo que enviarei o capítulo inicialmente para uma avaliação do panorama geral. Peço que ele crie um índice hierarquizado, estruturado em tópicos, com os conceitos-chave de cada um. (Anexo o PDF do capitulo com o mesmo titulo que informei no texto)
- Aprofundamento): Aviso que, em seguida, irei me aprofundar tópico a tópico, copiando e colando as partes do texto no chat.
- Oriento como quero meu resumo e forneço exemplos : Peço que ele realize um resumo em tópicos (bullet points) completo e didático, conforme um exemplo de um PDF que eu envio (um resumo prévio que fiz).
Envio este prompt inicial e em seguida começo a parte operacional.
- Execução: Vou copiando e colando os tópicos que estou estudando e vou copiando e colando os resumos gerados para o Notion/Google Docs, onde faço os ajustes finos e releituras.
Minhas Dúvidas
Tenho algumas perguntas sobre a eficiência dessa abordagem:
- Estratégia da "Visão Geral": Enviar o PDF/capítulo inteiro no início (Passo 2) e solicitar um panorama geral realmente faz sentido? Tenho a impressão anedótica de que isso "prepara" o modelo e o coloca na "gaveta" do meu interesse. Essa é uma prática recomendada?
- Limite de Memória (Janela de Contexto): Qual é o limite prático da memória de curto prazo dos modelos atuais? Estamos falando de capítulos de 40 a 60 páginas (duas colunas por página). Quando termino o resumo, eu crio um simulado com o LLM sobre o que estudamos. Fico preocupado que ele "esqueça" os tokens iniciais do capítulo. Seria interessante eu enviar o meu resumo já compilado (do Notion) de volta para ele antes de pedir o simulado?
- Melhor Formato: Para o Passo 2 (a visão geral), qual o melhor formato de documento para enviar? PDF ou .txt?
- Estratégia de Exemplo: A tática de enviar exemplos de resumos prévios (Passo 4) pode ser considerada uma estratégia de "Few-Shot" (ou "One-Shot") modificada para ditar o estilo e a estrutura?
Nota: Utilizo Gems/Projetos para automatizar parte do processo, e meus prompts são mais elaborados, seguindo os princípios que aprendi de forma intuitiva e aqui nas aulas. Meus resultados têm sido excelentes (capítulos que eu lia em 10h, agora estudo em 2h), mas quero otimizar ainda mais.
Obrigado pelo conhecimento passado e perdão pela extensão da mensagem!