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Resultados não mensuráveis.

Entendo que é muito importante termos uma métrica para podermos mensurar o atingimento do resultado chave que elegemos para certo objetivo, contudo, caso não exista nenhuma métrica inicial, quais estratégias posso utilizar? Tem problema obtermos após definirmos um objetivo? Por exemplo:

Um Key-Result intitulado "Obter 90% de satisfação dos participantes em oficinas", contudo, ainda que tivessem sido feitas diversas oficinas, nunca ninguém fez questão de mensurar. Posso, portanto, a partir da primeira oficina iniciar essa mensuração?

O quão prejudicial é dizer que gostaria atingir 90% mas a partir da primeira métrica observarmos que existe um GAP imenso, logo seria MOONSHOT? Decidiremos de acordo com o perfil da equipe se mantemos ou alteramos (moonshot/roofshot) essa métrica?

Gratidão!

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solução!

Olá, Felipe! Temos aqui várias questões interessantes, parabéns por seu empenho. Vamos lá:

Primeiramente, é importante lembrar que a ideia dos OKRs (Objectives and Key Results) é justamente ajudar a definir e rastrear objetivos e seus resultados. No seu exemplo, você mencionou um Key Result intitulado "Obter 90% de satisfação dos participantes em oficinas", e que até então não houve uma mensuração dessa satisfação.

Sim, é totalmente possível e até recomendável que você comece a mensuração a partir da primeira oficina após definir esse objetivo. Isso porque a mensuração é uma parte essencial para entender se o objetivo está sendo alcançado ou não.

Quanto à sua pergunta sobre o gap entre a meta e a realidade inicial, isso é algo que pode acontecer. Isso não é necessariamente prejudicial, mas pode indicar que a meta é um "moonshot", ou seja, uma meta ambiciosa que serve para motivar a equipe a se esforçar mais.

A decisão de manter ou alterar a métrica (moonshot/roofshot) depende muito do perfil da equipe e da cultura da organização. Se a equipe se sentir motivada por metas desafiadoras e a cultura da organização apoiar essa abordagem, então pode ser benéfico manter a métrica como um moonshot. No entanto, se isso for causar frustração ou desmotivação, pode ser melhor ajustar a métrica para algo mais realista.

Lembre-se sempre que os OKRs são uma ferramenta para ajudar a alcançar os objetivos, e não um fim em si mesmos. Eles devem ser flexíveis e adaptados às necessidades e realidades da equipe e da organização.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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