2
respostas

Resposta Bom Ouvinte

Eu acredito que ser um bom ouvinte realmente se tornou um desafio nos dias de hoje. Acabamos dando muito mais atenção à nossa própria fala e opinião, e muitas vezes esquecemos de ouvir verdadeiramente o outro. As perguntas que você sugeriu são muito interessantes e ajudam a entender melhor nosso comportamento.

Eu me peguei algumas vezes interrompendo a pessoa enquanto ela falava, principalmente quando discordo do que está sendo dito. Isso é algo que percebo e estou tentando melhorar. A paciência para esperar o outro concluir o raciocínio, mesmo quando não concordo, é algo que tenho que praticar mais. E, confesso, em algumas discussões, a tendência de “desconstruir” a opinião do outro logo aparece, o que nem sempre contribui para um diálogo construtivo.

2 respostas

Oii, Alexandre. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua análise. Reconhecer a importância da escuta ativa é um passo fundamental para melhorar a comunicação. Identificar esses momentos em que tendemos a interromper ou argumentar logo de início mostra consciência e disposição para evoluir nas interações. Essa prática é essencial para fortalecer diálogos construtivos e respeitosos.

Para praticar ainda mais, tente focar em reformular o que o outro disse antes de expressar sua opinião. Dica: experimente resumir brevemente a fala da pessoa como uma forma de validar o que ela disse. Isso pode ajudar a manter o foco na escuta antes de responder.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Lendo o comentário do colega começo a me desafiar a ser uma boa ouvinte. Às vezes falar é muito mais fácil do que ouvir, exatamente pelo pré-conceito que já temos.