Tem coisas dentro dos assuntos abordados que é bem complicado e acaba nem sendo algo que consigo aplicar, sou autista e tenho alexitimia, então nas gravações ou em vida real eu acho que estou me expressando e mudando a entonação da minha voz, mas geralmente a minha expressão é neutra e sei que quando mando áudio sobre determinado assunto, normalmente as pessoas não conseguem entender ao certo a ênfase da parte importante que estou querendo dizer. Sei que para escrita que sempre achei ser meu forte também existe essa dificuldade de algumas pessoas não entenderem.
A medida que fiz foi escrever frases curtas sobre as coisas e se tento "enrolar" como as pessoas fazem dá sempre errado, então a escrita e a fala tenho que ser o mais simples e direto possível, pois tenho essa dificuldade social. E tem coisas que por mais que eu saiba a teoria, a prática não existe. Mas estou tentando fazer o curso para ver se consigo aprender padrões para ser uma forma de entender melhor as pessoas, pois eu não sei ler entrelinhas. Isso é uma das maiores dificuldades que o autista vai ter.
Conversação assertiva é um tema que tenho estudado e praticado há muito tempo com as terapias e quis complementar fazendo esse curso para ver se falta mais alguma dica sobre como ser mais assertivo.
Mas demorei um tempão para perceber muita coisa que percebo, tenho um certo delay por conta do cérebro neurodivergente que possuo. E tem coisas que nunca consegui entender e só entendi, pois tive amigos que me ajudavam ao longo da vida, mas até essa ajuda surgir, tive diversos problemas de confiar demais nas pessoas, mas as pessoas estarem se aproveitando da minha ingenuidade em leitura não-verbal. O mais complicado seria a parte não verbal, que preciso que a pessoa muitas vezes me diga a intenção de determinada coisa, pois muita coisa não percebo. E mesmo sabendo disso, por mais que se saiba, é algo que preciso conviver pra vida toda.
O que aprendi em alguns casos seria ler os padrões de ações que as pessoas praticam para tentar determinadas a leitura "das entrelinhas", pois não existem entrelinhas para mim, são padrões que tento criar para entender a situação.
Já aconteceu de uma determinada situação em que nas 3x que teve a mesma ação pelo que tinha analisado, mas a primeira vez que ocorreu agi de um jeito, me foi dito para agir de tal forma, na segunda vez que pensei ser igual, agi da mesma forma, mas fui interrompido dizendo que deveria fazer outra ação. Na terceira vez que percebi ser igual a primeira e segunda, como a última vez foi dito para fazer de outra forma, pensei em fazer igual da segunda vez a terceira, mas a pessoa me disse que a situação era tipo igual a primeira situação, mas eu me expliquei dizendo que seguindo os padrões pelo que li do ocorrido, as 3x foram a mesma situação. E por fim, foi dito para sempre agir da mesma forma que a primeira e terceira situação, pois seria o mais correto. Por conta disso, poderia ter sido mal interpretado, pois em 3 situações que me foi dito que eram diferentes, eu vi a mesma situação identica.