Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Responsabilidade Front e Back-End

Ola pessoal, estou finalizando o curso de JS Avancado, sou novo na area de desenvolvimento, e estou gostando muito desse curso. Mas me surgiu uma duvida em relação a responsabilidade de front e back end (nao tenho conhecimento ainda de linguagem backend). Mas o modelo MVC as regras de negociacao sao responsabilidade do programador front ou backend? Pois a primeira vista eu achava que o front so lidava com parte visual HTML para estrutura CSS para estilo e JS para interatividade, mas o que da a entender neste curso e que o Front tambem trabalha com diversos conceitos que a principio eu achava que fosse papel do back-end. Alguem poderia me ajudar a esclarecer esta duvida? Obrigado!

3 respostas

Você pode ter o modelo MVC no front e no backend. No caso da regra de uma negociação, você precisará ter no backend também. Qual motivo? Se alguém troca seu frontend por outro, as regras continuarão sendo aplicadas em sua aplicação no lado do backend,

Em suma, você terá um modelo de negociação no front e outro no seu backend. Se você usa javascript no backend poderá criar o que é chamado de aplicações isomorficas, isto é, o mesmo código que você usa o back, quando fizer sentido, pode ser usado no front-end.

Por fim, sempre deverá existir regras no seu backend, nunca elas devem estar apenas no seu front. Se uma app android vai acessar seu backend, ele precisa manter essas regras, independente da aplicação que o acesse.

Tudo meu meu aluno?

Blza, obrigado Flavio, terei que estudar back-end para entender por completo sua resposta. Mas no caso de o back-end ser em JS o codigo fica repetido nas duas stacks?

solução!

O que você precisa ter em mente nesse momento é que as validações feitas no front-end devem ser feitas no backend. O motivo é simples: se agora você quer que uma aplicação em Android que não é feita em JS acesse seu backend, você perderá todas as regras feitas em JavaScript do seu front-end e seu backend receberá dados inválidos. É por isso que todas as regras devem fazer parte do backend. Se elas existem no front-end, existem para melhorar a experiência do usuário.

Por fim, se você tem uma aplicação totalmente em JavaScript, backend e front-end, você poderá aproveitar o código de um em outro. Mas isso não é comum, são casos específicos.