Assistindo as aulas eu tive uma dúvida referente ao problema de acoplamento. Se no caso eu conseguir refatorar o código para as classes ter responsabilidade única eu poderia ter problemas com acoplamento ou já seria resolvido com ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Assistindo as aulas eu tive uma dúvida referente ao problema de acoplamento. Se no caso eu conseguir refatorar o código para as classes ter responsabilidade única eu poderia ter problemas com acoplamento ou já seria resolvido com ?
Olá Diego!
É impossível fazer um projeto 100% desacoplado. A responsabilidade única diminuirá muito o acoplamento, mas a aplicação sempre irá depender de banco de dados, escrita em disco ou algo do tipo. Mas usando o princípio da responsabilidade única já diminuirá muitos possíveis problemas de acoplamento. Se suas classes tiverem apenas uma responsabilidade, facilitará muito para encontrar o que deu de errado.
Espero ter ajudado!
Fala, Diego.
Como um grande mestre (Junior Grossi) diz: SOLID não é o processo, é o objetivo.
É inviável escrever um código 100% desacoplado, pois isso nos obrigaria a ter tudo em um único arquivo.
O ideal é separar a responsabilidades das classes e diminuir ao máximo a dependência entre elas, mas sempre haverá certa dependência.
Estudando um pouco sobre Clean Architecture você entenderá em que momentos esta dependência é um problema.
Forte abraço e bons estudos!
E aí, Diego!
Entendeu as explicações?