3
respostas

Resolvendo problemas de coesão

Assistindo as aulas eu tive uma dúvida referente ao problema de acoplamento. Se no caso eu conseguir refatorar o código para as classes ter responsabilidade única eu poderia ter problemas com acoplamento ou já seria resolvido com ?

3 respostas

Olá Diego!

É impossível fazer um projeto 100% desacoplado. A responsabilidade única diminuirá muito o acoplamento, mas a aplicação sempre irá depender de banco de dados, escrita em disco ou algo do tipo. Mas usando o princípio da responsabilidade única já diminuirá muitos possíveis problemas de acoplamento. Se suas classes tiverem apenas uma responsabilidade, facilitará muito para encontrar o que deu de errado.

Espero ter ajudado!

Fala, Diego.

Como um grande mestre (Junior Grossi) diz: SOLID não é o processo, é o objetivo.

É inviável escrever um código 100% desacoplado, pois isso nos obrigaria a ter tudo em um único arquivo.

O ideal é separar a responsabilidades das classes e diminuir ao máximo a dependência entre elas, mas sempre haverá certa dependência.

Estudando um pouco sobre Clean Architecture você entenderá em que momentos esta dependência é um problema.

Forte abraço e bons estudos!

E aí, Diego!

Entendeu as explicações?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software