Fiz de forma diferente.
tentei colocar as cores dentro de um array
var corAtual = ["blue", "green", "red"]
e como resultado do if de colisão colocava corAtual = [0] ou qualquer um outro e não funcionava, por isso optei em deixar dessa forma.
se alguém conseguir me explicar o porque não foi, desde já obrigado.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual) {
pincel.fillStyle = corAtual;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x >= 0) && (x <= 150) && (y >= 0) && (y <= 50)){
desenha = false;
}if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function selecionaCor() {
if((x >= 0) && (x <= 50) && (y >= 0) && (y <= 50)) {
corAtual = "red"
}if((x >= 50) && (x <= 100) && (y >= 0) && (y <= 50)){
corAtual = "green"
}if((x >= 100) && (x <= 150) && (y >= 0) && (y <= 50)){
corAtual = "blue"
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual;
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var x;
var y;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = selecionaCor;
</script>