1
resposta

Repositório SERVIDOR. Ao dar pull com Ana aparece ERRO

Bom,

Eu estive fazendo alguns teste, fiz e refiz esses passos desde o começo algumas vezes para treinar. E esse erro parece persistir, acredito que tenha alguma coisa a ver com o lugar que eu estou posicionando o repositório SERVIDOR. Porém não tenho certeza e também não sei como resolve-lo caso fosse.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Percebi que assim que dei GIT PULL LOCAL MASTER, com user Ana, surgiu esse problema no meu user (torugo). Já existia esse problema parecido ou talvez o mesmo, anteriormente. Eu simplesmente dei GIT ADD . e commitei somente para testar se esse problema iria aparecer novamente e fui verificando toda vez que fazia algum passo para ver se ele havia aparecido. Que apareceu novamente após esse pull no user Ana.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A pasta servidor está dentro da pasta do index.html e acredito que tenha alguma coisa ver, porém ao mesmo tempo eu não faço ideia.

1 resposta

Oi, Vítor! Tudo certo por aí?

A questão é justamente essa que você apontou! O problema está acontecendo em virtude do local da pasta “servidor”. Como ela será o nosso repositório remoto, é importante que fique com a mesma hierarquia que as pastas “torugo” e “ana”.

Com relação à mensagem que aparece após o git status, não se preocupe. Ela sempre irá aparecer quando alguma alteração foi feita em nosso projeto e ainda não a adicionamos por meio do comando git add. Contudo, quando olhamos para os caminhos escritos em vermelho, percebemos que não são os mesmos daqueles vistos na aula— isso está relacionado à localização das pastas.

Para resolver esse problema, precisaremos seguir os passos abaixo:

1 - Retornar à pasta de nome “git”: caso esteja dentro de “torugo”, o comando abaixo realiza o retorno até o caminho desejado:

cd ../

2 - Criar a pasta “servidor”:

mkdir servidor

3 - Entrar na pasta “servidor”:

cd servidor

4 - Torná-la um repositório remoto:

git --init bare

5 - Verificar o caminho da pasta “servidor” com o comando abaixo:

pwd

Logo abaixo da execução do comando pwd, aparecerá o caminho completo do diretório "servidor" em seu computador, o copie, pois o usaremos futuramente!

6 - Retornar à pasta de nome “torugo”:

cd ../torugo

7 - Excluir a referência que fizemos ao antigo repositório remoto com o seguinte comando:

git remote remove local

O comando é semelhante àquele que usamos para adicionar um novo repositório. A diferença é que, desta vez, digitamos a palavra “remove” e não foi necessário passar o caminho da pasta “servidor”.

8 - Adicionar o nosso novo repositório remoto, assim:

git remote add local 'caminho-do-servidor'

Observação: onde está escrito ‘caminho do servidor’, substituir pelo caminho da pasta “servidor” que copiamos anteriormente!

9 - Realizar alguma alteração em nosso arquivo index.html, adicioná-la, "commitá-la" e finalizar com o comando push:

git add .
git commit -m "Digite aqui uma mensagem descritiva sobre a mudança feita"
git push local master

10 - Retornar à pasta da Ana utilizando:

cd ../ana

11 - Excluir a pasta “servidor” que está dentro dela:

rm -r servidor

O rm do comando acima vem de “remove item”, que, traduzindo para o Português, significa “remover item”. O uso do -r é importante para que os arquivos contidos dentro do diretório também sejam excluídos.

12 - Feito isso, podemos clonar o nosso novo repositório remoto:

git clone 'caminho-do-servidor' projeto

13 - Com o repositório clonado, já podemos entrar na pasta “projeto” e executar o comando git pull:

cd projeto
git pull origin master

Note que, logo após o git pull, foi preciso digitar origin master. Por padrão do Git, os repositórios clonados são referenciados pelo nome “origin”!

Depois de todos esses passos, o problema não acontece mais e a Ana passa a receber os conteúdos do repositório remoto “servidor”. Vítor, caso surja alguma dúvida após a minha explicação ou durante seus estudos, fico à disposição para ajudá-lo.

Abraços e até mais.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.