1
resposta

remote: fatal: not a git repository

Olá! Quando dou um "git push local master" após configurar o post-receive, ele mostra esse erro de "not a git repository". Tem uma resolução desse problema em outro tópico com os comandos abaixo mas no meu caso não funcionou, se alguém puder ajudar agradeço.

git init
git add .
git commit -m "Primeiro commit"
git remote add origin https://github.com/<URL do seu github aqui>
git push -u origin master
1 resposta

Olá Jose, tudo bem com você?

Desde já peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.

Com base nessa mensagem de erro que você compartilhou: "not a git repository", posso lhe informar que o local em que você está tentando realizar o comando git push local master, não foi iniciado como um repositório, pois essa mensagem informa que aquele lugar não é um repositório.

Essa solução que você encontrou em outro tópico seria sim uma solução para seu caso, mas apenas caso você ainda não tenha criado o seu repositório, já que nela contém o passo a passo para iniciar e configurar um repositório, mas como você está tentando mandar alterações para seu repositório remoto com o comando git push origin master, isso denota que você tem alterações já feitas, logo tem um repositório em algum lugar.

Para que você consiga executar esse comando em seu repositório, primeiramente você deve localizá-lo. Existem algumas formas de localizá-lo e identificar que você está num repositório, a forma mais direta é pelo terminal do git.

Início da transcrição. Gif de uma parte da área de trabalho do Windows 11 com o tema claro, em que há o movimento e clique do mouse, no botão direito, para abrir uma aba de opções, que é percorrida até o final onde é selecionado a opção "Mostrar Mais Opções ", ao selecioná-la aparece outra aba de opções onde é clicada na opção "Git Bash Here", que por sua vez abre o terminal do Git, conhecido como bash. E ao fim do gif o terminal é arrastado até o centro. Fim da transcrição.

No gif acima é mostrado um exemplo de como abrir o terminal do git em uma pasta/local específico, você deve fazer isso na pasta do seu projeto.

Início da transcrição. Recorte de captura de tela do terminal do git com o fundo escuro, que apresenta um segmento de caminhos de pastas, sendo elas: OneDrive, Documents, Alura, Imersão Dev e 6 Imersão Dev. E ao fim dessa linha há um texto com o um destaque vermelho contendo o entre parênteses o texto "main". Fim da transcrição.

Para identificar que você está em repositório, basta checar o fim da linha do caminho de pastas do terminal, como o da imagem acima. Nesta imagem no destaque em vermelho é possível notar o nome da branch em que o repositório estar. Então tente abrir o terminal na pasta que você criou o seu repositório, como no gif acima, e cheque se o terminal se parece com o da imagem que eu compartilhei.

Confirmando que você está no seu repositório, e caso haja alterações comitadas no seu projeto, você poderá usar o comando git push local master e enviar as alterações para o seu repositório remoto.

Se o erro persistir, gostaria que você enviasse um print do seu terminal, para que assim eu consiga identificar corretamente o que está acontecendo.

Caso ainda tenha dúvidas ou problemas com relação a este tópico, estarei à disposição para ajudá-lo. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software