Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Regra para implementações de interfaces

Na aula, o professor Nico utiliza o método setSenha como método de interface. É comum utilizar métodos que seriam de particularidades de uma classe específica? Pois entendo que setSenha fosse algo particular de classe que controla apenas as autenticações como por exemplo, setLogin. Não sei se ficou claro a minha pergunta, mas agradeço desde já pela atenção! :D

1 resposta
solução!

Oi Felipe, tudo tranquilo?

Não sei se compreendi tudo, mas vamos lá!

A interface serve para garantir que determinadas classes tenham comportamentos específicos. Portanto, sim, inicialmente métodos relacionados à autenticação eram considerados benefícios exclusivos de um grupo de funcionários. Porém, conforme vimos, a regra de negócio mudou e esses benefícios exclusivos se transformaram em um comportamento presente em clientes também. Então veja que agora, esse comportamento de autenticação se tornou algo independente das outras classes (chamamos isso de desacoplamento), o que é ótimo! Caso surjam novas entidades no negócio que devem ter acesso ao sistema interno através da autenticação, basta elas assinarem o contrato Autenticavel e pronto, nenhuma alteração precisará ser feito no resto do código.

Não sei essas eram as dúvidas. Então, por favor, me avise se algo não ficou claro! :D

Bons estudos!!