Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Reflexão sobre seu papel como profissional. Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais? No seu Mercado, o que está mudando?

A principal habilidade, fundamental há 5 anos atrás, era ter nível de graduação/ mestrado para ser bem desenvolvido em sua carreira. Hoje sem dúvida, uma pessoa com formações, seja em nível superior ou técnico, deve preocupar-se muito mais em alinhar todas as outras habilidades desejadas com aprimoramento constante, ou seja desenvolver soft-skills. Sem dúvida, como já mencionado, reaprender/ aprender a aprender é uma das habilidades mais valorizadas. Seus níveis não contarão sem comprometimento, (auto)gestão emocional, senso de direcionamento do seu propósito e diminuição da reatividade. Por fim e não menos importante, ética e caráter devem estar sempre no topo da lista, já que todas habilidades podem ser desenvolvidas e outras, necessariamente devem ser identificadas como inatas. Existem habilidade que irão permitir que as demais sejam enxergadas ou adquiridas.

Gostaria de dar um exemplo:

Para Bug Hunters que aprimoram a escuta empática, habilidade essencial para quem trabalha com solução de problemas, os níveis de excelência em qualidade podem ser mais facilmente atingidos do que para uma pessoa que se predispôs a encontrar erros, mas não conseguiu ouvir sobre a demanda até o fim. Assim, os rotineiros conflitos inerentes ao processo, estarão sob de controle se buscarmos entender quais habilidades são essenciais para cada função. Não existe a ausência de problemas, existem habilidades de contê-los ou prevê-los. muitas pessoas possuem muito conhecimento acerca de uma linguagem de programação, por exemplo. Mas na hora de passarem esse conhecimento para frente (ensinar), sem a habilidade empatia , jamais conseguirão entender como uma pessoa que nunca viu aquele tópico se sente ao ouvir sua explicação... Daí a importância da habilidade de tornar algo complexo em algo fácil.

2 respostas

Oi, Hellen. Como vai?

Sua reflexão é muito pertinente. As "soft skills", como empatia, gestão emocional, comprometimento e ética, são tão valorizadas quanto a formação acadêmica era antigamente. Pensar sobre o movimento das necessidades que o mercado de trabalho apresenta pode trazer percepções interessantes sobre como nos movimentarmos também, não é mesmo?

Espero que o curso esteja sendo proveitoso para você.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Oi Larissa, tudo certo por aqui e você? Agradeço por me responder.

Sobre as exigências atuais do mercado, percebemos hoje que para termos sucesso, nem sempre temos que encarar o curso universitário por quase 5 anos depois pós etc... Esse é o caminho que eu fiz, jamais poderia desmerecer as formações acadêmicas, elas continuam sendo muito importantes para determinadas áreas e caminham de mãos dadas com o desenvolvimento pessoal, as soft skills mencionadas.

Pesquisas afirmam que avançar, requer observação dessas necessidades do mercado profissional em constante mudança. Se quisermos ser competitivos, precisamos focar em desenvolvimento para além dos diplomas. Pelo menos em minha área ainda não senti que ter um diploma me possibilitou mudar minha realidade estando no Brasil. Hoje, vemos pessoas muitos vezes até bem jovens, que ainda não foram para a faculdade e decidiram investir em outras formações de menor duração, que já alcançaram sua independência financeira.

Vemos muitas pessoas com diploma de mestrado dirigindo Uber no Brasil, vemos pessoas com nível técnico sendo contratadas no lugar de quem tem mestrado etc... É sobre esse recorte que me refiro. O bug que acontece no mercado não é ditado por nós e precisamos acompanhar suas transformações.

O que disse faz todo o sentido, acho que consegui contornar minha afirmação para dizer que é necessário uma estratégia mesmo para construir melhores oportunidades e entender como alcançarmos esse desenvolvimento constante.

Mais uma vez agradeço em imenso.