1
resposta

[Reflexão] Acordar cedo realmente é para todos?

Apesar de conseguir acordar cedo com facilidade e desempenhar as tarefas que me proponho a fazer, não sinto que é a melhor hora do dia para mim. Me considero uma pessoa noturna e prefiro fazer as coisas que preciso de foco no período noturno. Realmente, como outros colegas já discutiram, exercícios físicos na parte da manhã ajudam muito para ter mais disposição, mas a alimentação equilibrada também ajuda muito. Mas para a minha realidade e talvez necessidade fisiológica, sinto que sempre consigo desempenhar melhor a noite. Consigo focar mais e não me distrair com outras coisas, além de não ter interrupções de outras pessoas.

1 resposta

Olá, Ana!

Agradeço por compartilhar suas reflexões conosco. O que você mencionou é muito válido. Embora muitos estudos e dicas de produtividade sugiram que acordar cedo pode ser benéfico para o foco e a produtividade, isso não necessariamente se aplica a todos.

Cada pessoa tem seu próprio "cronotipo", que é basicamente o ritmo biológico individual que determina se você é uma "coruja noturna", uma "cotovia matinal" ou algo intermediário. Isso significa que algumas pessoas são naturalmente mais produtivas à noite, enquanto outras são mais produtivas pela manhã.

Se você se sente mais produtiva e focada à noite, isso é completamente normal e você deve aproveitar ao máximo esse tempo. A chave é encontrar o que funciona melhor para você e adaptar sua rotina de acordo.

Por exemplo, você pode tentar organizar suas tarefas de forma que as que exigem mais foco e concentração sejam feitas à noite, enquanto tarefas mais leves e rotineiras podem ser feitas pela manhã. Assim, você estará aproveitando ao máximo seus picos de energia e foco.

Lembre-se, o importante é que você se sinta confortável e produtiva com a sua rotina. Não há uma "receita de bolo" que funcione para todos quando se trata de produtividade e foco.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software