Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Reflexão

Já vejo minha empresa falando de Squads, Sprints e com reuniões rotineiras para soluções rapidas de problemas. Vejo ela caminhando para uma realidade mais ágil. Mas os problemas que identifico, estão mais relacionados a processos internos, que não impactam diretamente na experiência do cliente. Se o conceito de ser ágil é proporcionar sempre mais valor para o cliente, acho que as pessoas tem essa impressão que na realidade não é, pois quem trabalha em processos de apoio acabam ficando presos a rotinas burocraticas e não vivenciando essa transformação.

4 respostas

Erika, tudo bom?

Essa é uma discussão longa. Vou tentar dar a minha contribuição.

As empresas veem de uma cultura burocrática e por algum motivo (geralmente moda!) querem implementar Ágil nas suas equipes. Mas querem fazer isso da mesma forma que fazem hoje, só implementando algumas novas reuniões e esperando que se faça o dobro do trabalho na metade do tempo.

Por isso essa sua colocação, pessimista com razão, sobre o que é teoria e sobre o que é realidade. Se uma empresa não dá autonomia para a equipe, não permite ao PO decidir, onde está o Ágil? Se os gestores se escondem nos seus silos, ou se fazem um muro entre você e o usuário, onde está o Ágil nisso?

Como você disse, ante de inserir qualquer mudança de pensamento é preciso estar disposto a mudar de pensamento. Caso contrário vemos esse Ágil disforme que você citou.

Só um ponto, tenho arrepio na espinha quando ouço sobre squads nas empresas. Em 99% dos casos é utilizado de forma errada e com um gap histórico, pq nem o Spotify usa mais isso. Fica a dica de leitura:

https://www.jeremiahlee.com/posts/failed-squad-goals/

show de resposta Ronald! Obrigada!! Estou iniciando agora nesse mundo ágil, então eu que arrepiei ao ouvir que praticamente todas as empresas usam errado os squads rsrsr Qual curso você me indica para dominar melhor?

Erika, tudo bom?

A Alura tem vários cursos sobre o tema, veja as formações:

https://cursos.alura.com.br/formacao-gerente-agil https://cursos.alura.com.br/formacao-business-agility https://cursos.alura.com.br/formacao-digital-e-agile-thinking

Fora da plataforma tem muita coisa boa, esses sites abaixo são de empresas que oferecem cursos, mas tmb geram muito material gratuito. Siga eles nas redes, principalmente Linkedin:

https://www.uniagil.com.br/ https://agilers.com.br/ https://massimus.com/ https://sitecampus.com.br/

solução!

Obrigada! Estou fazendo Business agility.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software