Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Formação

Gerente Ágil

Especialize-se como gerente de projetos em ambientes ágeis e seja capaz de criar sua própria metodologia adequada a sua realidade.

0/12 cursos finalizados

130 horas

é o tempo estimado para a conclusão

Assista o vídeo

de apresentação desta formação

Por que ser um gerente ágil

Agile, já ouviu falar? O assunto não é novo. Desde o fim dos anos 80 diversas práticas de desenvolvimento de software e gestão brindam-nos com este paradigma.

Contudo, a consolidação de boas práticas ágeis e a efetiva formação de um profissional capaz de gerir projetos utilizando múltiplas abordagens e até mesmo criando abordagens próprias, híbridas, é um desafio contemporâneo. Scrum, XP, FDD e ainda práticas clássicas combinadas com práticas ágeis. Tudo é possível, mas como combiná-las?

Como gerir um projeto ágil? Como apresentar-se diante do mercado? Como liderar equipes com perfis distintos?

A Formação Gerente Ágil da Alura vai responder a estas perguntas e mais. Vamos formar você como um gerente de projetos apto a trabalhar em ambientes ágeis e, inclusive, criar suas próprias metodologias.

São mais de 12 cursos incluindo aulas expositivas, práticas e uma prova de conclusão de formação que vai carimbar seu passaporte para o novo mercado.

Aprenda com profissionais de peso, com experiência em grandes empresas, e muita habilidade para ensinar.

Pronto para começar? A gente se vê na sala de aula!

Com quem você irá aprender

  • André Faria

  • Carolina Feliciano Azevedo

  • Cecilia Fernandes

  • Frederico Aranha

Passo a passo

  1. 1

    Fundamentos do Agile

    Que tal começar pelos primeiros passos?

    Descubra o Scrum, Extremme Programming e ainda outras práticas e métodos fundamentais para qualquer gerente ágil ou até mesmo membro de uma equipe de desenvolvimento!

  2. 2

    Gerenciamento Ágil de Projetos

    Chegou a hora de entender práticas em gerenciamento ágil desde a iniciação até o encerramento de um projeto.

    Depois destes cursos, você estará pronto para mergulhar no Agile Avançado e descobrir novas práticas e como dar escala aos seus projetos.

  3. 3

    Talentos do Gerente Ágil

    Não basta dominar Scrum e práticas ágeis. É preciso mais.

    Você precisa conhecer governança corporativa, para adequar seus projetos as necessidades organizacionais - assim como liderança, para identificar a maturidade profissional e emocional dos seus times.

    Por fim, é preciso conhecer o framework do PMI, mais utilizado hoje em projetos no mundo, para torná-lo ágil!

  4. 4

    Agile Avançado

    Agora que você está com sua caixa de ferramentas cheia, que tal aprender a dar escala aos seus projetos utilizando o framework Nexus?

    Além da escala, é preciso conhecer técnicas avançadas com profissionais habilidosos e que já trabalharam com agile em grandes empresas.

    Vamos adiante?

5

Projeto Formação Gerente Ágil de Projetos

Chegou a hora de mostrar que sabe. Preparamos uma prova com 10 questões situacionais para você demonstrar que entende e sabe aplicar agile. Para receber seu certificado de formação, é preciso ser aprovado. Seu projeto de conclusão será a elaboração de uma metodologia própria - está pronto para demonstrar seu conhecimento?

Nós vamos avaliar seu projeto e, ao final, você terá um Certificado de Conclusão da Formação.

Clique aqui para ir à página do projeto

Parabéns, aqui você já é Gerente Ágil

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Parabéns, gerente ágil! Você chegou ao fim da formação repleto de novos conhecimentos e habilidades. Mas o que fazer agora?

Se estiver procurando seu primeiro emprego como gerente ágil ou estiver buscando uma nova oportunidade, não deixe de consultar o hipsters.jobs. Existem muitas vagas disponíveis associadas ao perfil de gerente ágil que você acaba de treinar nessa formação.

Para continuar seus estudos, existem alguns caminhos possíveis. Você pode se especializar no estudo do framework Nexus (https://www.scrum.org/resources/nexus-guide) que tende a ganhar bastante aplicação em grandes empresas devida a sua finalidade de dar escala no gerenciamento de projetos.

Paralalemente, você pode estudar também outras metodologias de gerenciamento de projetos importantes e bem tradiocionais no mercado, como o PMBOK https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok do Project Management Institute.

Ainda sobre este guia de boas práticas (PMBOK) do PMI contendo uma abordagem tradicional, temos aqui na Alura uma carreira que te transmite o conteúdo técnico deste guide do PMBOK, bem como te prepara para certificações PMP/CAPM em https://cursos.alura.com.br/career/certificacacao-pmp-e-capm-pmi

Com isso você poderá adquirir habilidade para ser um gerente de projetos diferenciando no mercado capaz de adotar abordagens "hídridas", juntando formação ágil com metodologias tradicionais.

Voltando ao universo ágil, aqui mesmo da plataforma da Alura temos uma carreira focada na atuação de um profissional Agilista https://cursos.alura.com.br/career/agilista

Por fim, e não menos relevante caso seja do seu interesse buscar certificações reconhecidas de mercado no tema "gerenciamento ágil", recomendamos pesquisar pelas seguintes:

  • Agile Certified Practitioner (ACP) do Project Management Institute (PMI)
  • AgilePM da APMG International
  • PRINCE2 Agile da Avelos
  • Scaled Agile Academy da SAFe
  • PSM (Professional Scrum Master) e PSPO (Professional Scrum Product Owner) da Scrum.org

Enfim, o importante é continuar mantendo seus estudos num ritmo ágil!

Boa Sorte e Sucesso!