1
resposta

[Reclamação] Se não ensinaram o que faz o JOIN então não deveriam colocar exemplos em que o mesmo é usado

Vou falar aqui por mim, pelas pessoas que já viram esse curso antes de mim (Que já vi que houve dúvida anterior sobre isso) e pelas pessoas que verão depois de mim. Gente, para quem já entende do conteúdo pode parecer simples, mas para quem ainda está começando é nada menos que angustiante ter exemplos com coisas que ainda não vimos. É a segunda ou terceira vez que vejo nesse curso exemplos com JOIN e não consigo entender o que faz a linha de código. Não dá para aprender algo que só se sabe pela metade, então, por favor, ponderem isso e troquem os exemplos com JOIN para algo que, nessa altura do curso, seja compreensível para quem ainda está no começo.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Ei, Vitória! Tudo bem?

Entendo e agradeço por compartilhar sua dúvida de forma tão clara e honesta. É desafiador aprender algo novo. Levarei sua observação para que a equipe responsável tenha conhecimento também.

E, se me permite, podemos explorar um pouco sobre o que é o JOIN, para tornar os estudos um pouco mais claro.

O que é o JOIN?

É uma instrução em SQL usada para combinar informações de duas ou mais tabelas com base em uma coluna em comum. Imagine que você tenha duas tabelas: uma chamada Clientes com informações como nome e ID do cliente, outra chamada Pedidos com detalhes dos pedidos incluindo o ID do cliente que faz o pedido. O JOIN junta essas tabelas para mostrar, por exemplo, o nome do cliente ao lado de cada pedido.

Em aula temos:

SELECT P.ID AS IDPedido, C.ID AS IDCliente
FROM Pedidos AS P
JOIN Clientes AS C ON P.ClienteID = C.ID;

O que esse código faz?

• Pedidos AS P e Clientes AS C criam apelidos (ALIAS) para as tabelas, para facilitar a escrita.
  • JOIN conecta as tabelas "Pedidos" e "Clientes".
  • ON P.ClienteID = C.ID diz que a conexão entre as tabelas é feita comparando a coluna ClienteID da tabela "Pedidos" com a coluna ID da tabela "Clientes".
  • O resultado mostra o ID do pedido (renomeado como IDPedido) e o ID do cliente (renomeado como IDCliente) juntos.

Por que usamos o JOIN?

Quando precisamos unir dados de tabelas diferentes, como mostrar o nome do cliente com o seu pedido. Sem o JOIN, teríamos aenas os IDs, o que não é tão claro para a análise.

Agradeço novamente pelo feedback, que nos ajuda a melhorar o curso. E qualquer dúvida, compartilhe no fórum. Estaremos por aqui para te auxiliar.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!