2
respostas

Problemas na Importação das tabelas de fornecedores e pedidos

Bom dia!

Estou com duas dúvidas relacionadas à importação de dados para SQLite:

1. Problema com reconhecimento de cabeçalhos na importação:

Ao marcar a opção "first line" (conforme mostrado no vídeo), o sistema acusa erro indicando que não existe o campo "Nome_do_Fornecedor". Na tabela original, o cabeçalho aparece como "Nome do Fornecedor" (com espaços, sem underline).

Quando deixo a opção "first line" desmarcada, não há mensagem de erro, porém:

• Os campos são nomeados automaticamente como C1, C2, C3, etc.
  • A primeira linha de dados fica ocupada pelos nomes originais (com espaços)

Solução que encontrei (manual):

• Abri o 'Command' e selecionei 'Only Code'
  • Substitui manualmente C1, C2, etc. pelos nomes corretos (com underline)
  • Ajustei também os nomes na linha de código para entrada de valores
  • Deletei a primeira linha que continha os cabeçalhos duplicados

Pergunta: Existe uma forma automática de fazer essa importação reconhecer corretamente os cabeçalhos com os nomes com underline como no vídeo? Para tabelas com muitas colunas, o ajuste manual é inviável.

2. Problema com tipos de dados:

Todas as colunas foram importadas como tipo TEXT. Pelo que pesquisei, para corrigir seria necessário:

• Criar uma nova tabela com os tipos de dados corretos
  • Copiar os dados da tabela original para a nova
  • Deletar a tabela original

Pergunta: O SQLite realmente não permite alterar tipos de dados de forma automática em tabelas já importadas?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Olá

Solução aqui:

"Por Daniella Malvar De Azevedo Matos | 162.1k xp | 155 posts
Bom dia,

Depois de muitas tentativas, consegui importa as tabelas, porém antes da importação tive que alterar os nomes das colunas que estavam com espaços e o SQLite não estava reconhecendo, recomento que vocês já realizem essa alteração antes de disponibilizar o banco, pois já vi que outros colegas tiveram a mesma dificuldade."

Para quem teve os mesmos problemas com a importação da tabela, compartilho a solução que encontrei e passei a usar. Ao invés do sqliteonline.com estou utilizando a ferramenta de banco de dados desenvolvida para o SQLite: DB Browser For SQLite (DB4S), uma interface gráfica muito amigável para criação e manipulação do banco de dados (.db) sem necessidade do SQLite Desktop ou Online.

Toda a interação é feita localmente no notebook e o arquivo arquivado no diretório que defini no meu User. Depois faço backup dos arquivos no Google Drive (próximo passo será criar um programa de automação de backup no Python).

No DB4S a importação das tabelas foi muito tranquila (ainda ajustando o nome dos Campos na tabela antes de importar para substituir os espaços por underline).