Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[RECLAMAÇÃO]: A TRANSCRIÇÃO DAS AULAS É DIFERENTE DO QUE É FEITO NO CURSO

Está precisando de revisão textual técnica. As transcrições das aulas, que estão abaixo dos vídeos, não estão fiéis aos conteúdo do curso. Eu encontrei:

• Muitas classes em pacotes errados;
  • Transcrição com texto mal elaborado, era para criar o construtor com sobrecarga e no texto estava que era para criar a classe;
  • Comandos errados (inclusive por isso eu sei que o usuário do Windows de quem fez a transcrição é "PCESTUDIO").

Quanto ao conteúdo do curso, é excelente, as aulas são bem explicadas (o professor é ótimo) e o use case utilizado é muito legal.

2 respostas

Olá, André. Como vai?

Muito obrigado pelo feedback detalhado e pelo aviso sobre as divergências na transcrição. É excelente saber que você está gostando da qualidade das aulas, do professor e do caso de uso com Java e Quarkus. No entanto, você está totalmente coberto de razão ao apontar esses erros: as transcrições precisam ser fiéis e servir como um porto seguro de consulta textual, e detalhes como pacotes trocados ou a confusão entre criar uma classe e criar um construtor com sobrecarga podem confundir bastante o aprendizado.

Já encaminhei os seus apontamentos diretamente para a equipe de conteúdo e qualidade da Alura para que uma revisão técnica minuciosa seja feita nessa atividade específica de exposição de métricas para o Prometheus.

Para ajudar você e outros colegas que estejam passando por essa mesma aula agora, vale reforçar alguns pontos importantes sobre o que foi implementado no vídeo:

• Estrutura de Pacotes: No ecossistema Quarkus e em aplicações Cloud Native, a organização dos pacotes geralmente segue a lógica das camadas da aplicação (como controller, service, repository ou model). Certifique-se de que as classes de métricas personalizadas ou os interceptadores estejam no mesmo pacote ou em subpacotes mapeados pelo escopo de injeção de dependências do CDI (Contexts and Dependency Injection).
  • Sobrecarga de Construtores: Lembre-se de que a sobrecarga (overloading) consiste em criar mais de um construtor para a mesma classe, alterando a quantidade ou o tipo dos parâmetros recebidos. Isso permite inicializar o objeto de formas diferentes, dependendo do contexto.
  • Comandos e Caminhos: Comandos de terminal que expõem variáveis de ambiente ou caminhos absolutos de arquivos que contenham referências locais (como o perfil do usuário do sistema operacional) devem ser adaptados para o seu ambiente local. No Quarkus, para rodar a aplicação em modo de desenvolvimento com as métricas ativas, o comando padrão é:
./mvnw quarkus:dev

Se precisar de qualquer apoio técnico com o código, com a configuração do Prometheus ou com o comportamento do Quarkus enquanto a transcrição é corrigida, sinta-se à vontade para postar o trecho do código aqui no fórum.

Espero que possa ter lhe ajudado!

solução!

Bom dia, quanto aos conceitos e especificações Java, tenho ciência.
Eram somente as transcrições que possuem divergências com os vídeos.
Muito obrigado pelo retorno.