E ai galera. Tudo bem?
Em relação as diferenças, que tipo de situação é mais ideal usarmos
rebase
e merge
E ai galera. Tudo bem?
Em relação as diferenças, que tipo de situação é mais ideal usarmos
rebase
e merge
Oi Fredson tudo ótimo e você?
O Rebase usamos quando o código que subimos está com problemas e precisamos voltar para uma versão anterior.
O Merge usamos quando dois ou mais devs estão trabalhando em dois branches e precisam unir seus códigos.
Espero ter ajudado!!!
Fala, Fredson. Blz?
André, o rebase não é pra voltar pra versão anterior não. rsrs
Então, Fredson, o rebase a gente normalmente usa quando quer atualizar um branch. Exemplo:
Tenho 3 branches: master, dev e feature-x. To trabalhando na feature-x, mas outro desenvolvedor atualizou o código do branch dev. Eu preciso fazer a feature-x em cima do código mais recente que está em dev, então eu vou fazer o rebase de dev pra feature-x. Sacou?
Já o merge é quando eu quero unir 2 branches mesmo. No exemplo acima, quando eu terminar com a feature-x, posso fazer o merge pra dev pra que lá tenha o mais novo trabalho. Também faria sentido fazer o merge pra master.
Espero ter ficado um pouco mais claro, Fredson. Abração!
O que eu quis dizer com o Rebase é digamos que o dev junior colocou um código ruim e deu vários commits pra master e ficou todo ruim o trabalho dele. O dev senior pode pegar a branch dele que está bom e dar Rebase pra master pro código voltar a funcionar.
Ou o dev senior pode dar um pull --force para sobreescrever todo o código e consertar o erro do junior.
Também dá para usar inúmeros comandos. O ideal é a equipe seguir um padrão de trabalho. O mais usado é o gitflow.
Fala, André.
O rebase não desfaria o trabalho "ruim" do jr. Pra isso a gente poderia fazer o revert
ou reset
.
Nessa aula explico um pouquinho sobre isso: https://cursos.alura.com.br/course/git-github-controle-de-versao/task/57019
Obrigado Vinicius vou dar uma olhada!!!
Entendi agora.
Vinicius suas aulas de Git estão muito boas :D Parabéns. Não vejo a hora de ter mais aulas suas.
Opa, valeu pelo feedback, Fredson. Já já sai a continuação desse curso de Git.
Tem vários cursos meus de PHP também, se quiser. :-D