7
respostas

raquete não se movimenta mesmo clicando no "preview"

Minha raquete não se movimenta ja conferi o codigo esta certo e ja cliquei no preview mas não acontece naa e aparece em cima do if (keyIsDown(UP_ARROW)){ e ai diz que o erro é esse "keyIsDown is not defined" preciso URGENTEMENTE que alguem verifique meu codigo ja tem 3 dias que não consigo dar continuidade as aulas por isso!

7 respostas

Oii Jenifer, tudo bem?

Para que eu consiga te ajudar de forma mais assertiva, pode compartilhar seu código completo comigo?

Para compartilhar o seu projeto do p5.js, você precisa seguir os seguintes passos:

1: Você precisa clicar na opção: "Arquivo" que está ao lado do logo do p5.js e acima do seu projeto e clicar em: "Compartilhar" .

Imagem do p5.js com a aba arquivo aberta e a opção "compartilhar" destacada

2: Se você quiser compartilhar apenas o resultado do seu projeto,precisa copiar o link que esta em "Tela Cheia". Agora, se você quiser compartilhar o projeto com o código dele junto, precisa copiar o link que está em "Editar"

p5.js:tela compartilhar com as opcões "tela cheia" e "editar" destacadas

Fico no aguardo. Se surgir mais dúvidas, estou a disposição.

Abraços e bons estudos!

Oi, Jenifer

Chave "}" na posição errada


function movimentaMinhaRaquete(){
//} remova
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
    
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}  // insira

Boa noite pessoal, estou com o mesmo problema. ja conferi o código, inclusive copiei e colei o gabarito e mesmo assim a raquete não se movimenta.

Kauê Ishikawa Fudalli

Verifica se a sintaxe do 'keyIsDown' está correta, se você escrever com o K maiúsculo nao vai funcionar

Tem que ser escrito igual como a variável foi programada para ser

nenhuma das respostas solucionou meu problema!!!! olha o suporte desse curso é maravilhoso pra não dizer o contrario! um curso que não é barato pra isso? os alunos ficam se virando um tentando ajuda o outra quando na verdade deveria ser o professor a tirar e solucionar as duvidas. Tem 2 semanas ja que estou presa na mesma aula porque não consigo fazer a bendita raquete se mexer!! ja refiz todo o projeto e nada continua dando erro!

Olá, Jenifer! Como vai?

Lamentamos muito que você tenha se sentido dessa forma.

Valorizamos muito o seu feedback e queremos pedir desculpas por qualquer mal-entendido que tenha ocorrido devido à leitura e compartilhamento dos códigos.

Nosso fórum é uma plataforma aberta para toda a comunidade de alunos, e contribuições precisas e capazes de solucionar problemas, assim como o aluno mencionou, são sempre bem-vindas em todas as postagens.

Para ajudar você a retomar seu aprendizado e corrigir os problemas com letras maiúsculas, minúsculas e uso correto de {} em algumas partes do código (que estavam causando erros e resultados indesejados), gostaria de lhe fornecer o seguinte código revisado:

//variaveis da bolinha
let xBOLINHA = 300;
let yBOLINHA = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadexBOLINHA = 6;
let velocidadeyBOLINHA = 6;
let raquetecomprimento = 10;
let raquetealtura = 90;

//variaveis da raquete 
xRaquete = 5;
yRaquete = 150;


function setup()  {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0); 
  mostrabolinha();
  movimentabolinha();
  verificacolisaoborda();
  mostraraquete();
  movimentaMinhaRaquete();
}

function mostrabolinha(){
  circle(xBOLINHA, yBOLINHA, diametro);
}

function movimentabolinha(){
  xBOLINHA += velocidadexBOLINHA;
  yBOLINHA += velocidadeyBOLINHA;
}

function verificacolisaoborda(){
  if (xBOLINHA + raio> width || xBOLINHA - raio< 0){
    velocidadexBOLINHA *= -1;
   }
  if (yBOLINHA + raio > height || yBOLINHA - raio < 0){
    velocidadeyBOLINHA *= -1;
  }
}


function mostraraquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, raquetecomprimento, raquetealtura);
}   

function movimentaMinhaRaquete(){

  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
}
    
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
}
  }
    
function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBOLINHA < xRquete + raquetecomprimento){
    velocidadexBOLINHA *= -1;
  }
}

Espero que essa revisão ajude. Fico à disposição para qualquer dúvida que venha a ter.

Abraços e bons estudos!